AHRESP alerta que empresas continuam sem receber segunda tranche da medida Apoiar Rendas

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) alertou hoje que as empresas continuam sem receber a segunda tranche da medida Apoiar Rendas, pedindo a regularização «com a máxima urgência».

«A AHRESP continua a receber relatos de empresas dos sectores do alojamento turístico e da restauração e similares que permanecem com pagamentos pendentes no âmbito da medida Apoiar Rendas, inserida no programa Apoiar», alerta a associação no seu boletim diário.

Esta medida, anunciada em Dezembro de 2020, esteve disponível para candidatura entre Fevereiro e Abril de 2021 e tinha o objectivo de apoiar o pagamento das rendas do primeiro semestre de 2021.

«É incompreensível que, quase um ano após o anúncio da medida, o montante total do apoio ainda não tenha chegado às empresas», refere.

A AHRESP apela à regularização dos pagamentos em falta com a máxima urgência, considerando que estes «são muito importantes para reforçar a tesouraria das empresas numa altura em que a maioria dos apoios foram já retirados».

De acordo com os dados divulgados em Julho pelo Ministério da Economia, o programa Apoiar fez chegar às empresas, até ao final do primeiro semestre, «pagamentos superiores a 1,1 mil milhões de euros» nos sectores mais afectados pela COVID-19.

O programa Apoiar consiste num apoio de tesouraria, sob a forma de subsídio a fundo perdido, para apoio a empresas dos sectores particularmente afectados pelas medidas excepcionais aprovadas no contexto da pandemia COVID-19.

No âmbito do Apoiar Rendas, lançado em Fevereiro, foram apoiados cerca de 25.000 projectos, correspondendo a mais de 66 milhões de euros de financiamento, dos quais foram já pagos cerca de 75%.

A medida Apoiar Rendas, inserida no programa APOIAR, é um instrumento de apoio a fundo perdido à tesouraria das empresas que explorem negócio em espaço arrendado, com o objectivo de apoiar o pagamento das rendas.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*