AHRESP e Turismo do Porto e Norte vão promover um Programa de Revitalização de Empresas

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) assinaram hoje, dia 18 de Novembro, um protocolo de colaboração que tem como principal objectivo divulgar e promover o PRE – Programa de Revitalização de Empresas entre os empresários da região do Porto e Norte de Portugal.

 

Este programa, que já se encontra acessível, resulta de uma parceria entre a AHRESP e a Moneris, e tem como objectivo disponibilizar um conjunto de ferramentas que mitiguem os efeitos nefastos da crise económica nas empresas, evitando o recurso judicial de insolvência.

Com este programa, a AHRESP procura impedir a destruição parcial do tecido empresarial destas actividades económicas, que se apresenta como inevitável para muitas empresas.

Carlos Moura, primeiro vice-presidente da AHRESP, considera que «nesta altura, os maiores problemas que as empresas enfrentam são a queda abrupta do consumo e a necessidade de mais apoios à tesouraria. Os números dos nossos inquéritos apontam para que 41% das empresas da área da restauração correm o risco de insolver», explica o responsável, acrescentando: «a AHRESP sempre esteve do lado das soluções para as empresas», sendo o PRE uma dessas soluções. «As empresas têm de aguentar até à recuperação da crise pandémica», defende.

«É função deste protocolo ajudar a diminuir o impacto da pandemia nestas empresas. É preciso que as empresas aguentem até os reforços chegarem – as vacinas, por um lado, e o reforço dos apoios do Governo, por outro. O que não pode acontecer é voltarmos a ter turistas e não termos empresas nem trabalhadores para os receber», afirma o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luis Pedro Martins.

O PRE analisa a situação económica de cada empresa, apresentando um plano integrado que permita a sua viabilidade e soluções de revitalização, procurando-se simultaneamente a modernização das suas actividades, evitando o seu encerramento e a destruição dos seus postos de trabalho. O programa desenvolve-se ao longo das seguintes fases:

Fase 1 – Diagnóstico: Análise à situação actual da empresa e definição das principais linhas de acção a desenvolver para recuperar o negócio.

Fase 2 – Plano de Recuperação: Mediante o diagnóstico, a empresa tem a opção de avançar com a estruturação do plano de recuperação económico-financeiro, assim como das medidas e acções a concretizar.

Fase 3 – Modelo de Recuperação: Tal como para a Fase 2, também esta etapa é opcional. Aqui chegados, desenvolvem-se os modelos de implementação de cada uma das medidas desenhadas na fase anterior, beneficiando a empresa de um acompanhamento dedicado e especializado.

Este programa está disponível em todo o território nacional, continente e regiões autónomas, e abrange todas as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico.

Ler Mais