Ainda não decidiu quantos dias equipa deve estar no escritório e em casa? Considere estes factores
A pandemia COVID-19 criou novas formas de trabalho. Cada vez mais empresas e organizações em todo o mundo estão considerar atender à procura de flexibilidade dos seus colaboradores e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas com o arrendamento de escritórios, avança o Diário da Saúde.
Existem vantagens e desvantagens em trabalhar em casa e muitos factores que afectam a experiência das pessoas neste tipo de trabalho, tais como a função desempenhada, a idade e a antiguidade na empresa, se as pessoas têm filhos.
Para tentar ajudar as empresas e colaboradores a decidirem sobre que caminho escolher, investigadores realizaram um estudo que identifica seis áreas principais nas quais os gestores das empresas se devem concentrar ao desenvolver estratégias para o trabalho remoto.
«Examinámos os prós e os contras de trabalhar em casa em oito países europeus. Fizemos o estudo no início da pandemia e identificámos seis áreas principais que são essenciais para a experiência de diferentes pessoas envolvidas com o trabalho de escritório remoto» disse a professora Christine Ipsen, da Universidade Técnica da Dinamarca.
Três vantagens e três desvantagens
Os seis factores principais podem ser usados como uma ferramenta para analisar que desvantagens devem ser minimizadas e que grupos no local de trabalho beneficiam mais com o trabalho em casa.
Vantagens do trabalho em casa:
- Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- Maior eficiência, em parte devido a menos interrupções, menos reuniões e menos perda de tempo;
- Mais controlo sobre o próprio trabalho, pausas sempre que necessário, menos interferências.
Desvantagens do trabalho em casa:
- Limitações do trabalho remoto, por exemplo isolamento, mais tempo na frente ao computador;
- Incerteza sobre o trabalho, por exemplo que tarefas precisam de ser resolvidas;
- Ferramentas insuficientes – acesso limitado a documentos, dados, impressoras.
«A maioria das pessoas acha que trabalhar em casa traz benefícios em termos de melhor equilíbrio trabalho/vida pessoal, maior eficiência e mais controlo sobre o próprio trabalho. Para a maioria das pessoas, estas três vantagens superam as três principais desvantagens» concluiu Christine Ipsen.