Alunos da Nova em análise no 40.º aniversário

Nova entre as melhores do mundo em FinançasPor ocasião dos 40 anos da universidade, foi apresentado um estudo sobre empregabilidade e inserção profissional dos ex-alunos da Universidade Nova de Lisboa.

Este é o perfil-base do licenciado da Universidade Nova de Lisboa um ano depois de ter concluído o grau académico: está empregado maioritariamente no privado, em particular no sector da prestação de serviços a empresas, e continua a estudar. A conclusão foi extraída do estudo do Observatório de Inserção Profissional dos Diplomados da Nova (ObipNOVA) sobre empregabilidade e inserção profissional por ocasião do 40.º aniversário da instituição académica.

Em termos globais, o estudo mostra que, sete em cada dez diplomados (licenciados, mestres e doutores) da Nova estão inseridos no mercado de trabalho um ano após a conclusão dos respectivos graus académicos.

De acordo com os resultados do estudo, entre os licenciados da Nova, 40,1% estavam inseridos no mercado de trabalho ao fim de um ano, 36,3% estavam inactivos (não estavam empregados nem activamente à procura de emprego), 18,6% desempregados e 5% eram bolseiros.

Já quase metade dos licenciados a trabalhar e a maioria dos licenciados desempregados tinham optado por prosseguir os seus estudos. A esmagadora maioria dos inactivos estava igualmente a continuar os estudos.

No caso dos mestres, 85,6% estavam no mercado de trabalho ao fim de um ano, 8,7% estavam desempregados, 5,1% inactivos e 0,6% eram bolseiros. Entre os doutorados, 92,3% estavam empregados, 3,1% desempregados, 2,3% inactivos e 2,3% eram bolseiros.

O estudo mostra igualmente quais os sectores de actividade onde, ao fim de um ano, estavam colocados os diplomados da Nova. Entre os licenciados, onde o privado absorve um pouco mais de metade seguido pela administração pública, 24% trabalhavam na prestação de serviços a empresas, 15,6% no sector do comércio, restaurantes e hotéis, 14,4% na educação..

Já em relação à remuneração média líquida dos diplomados da Nova, com idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos, os resultados do estudo apontam para os 1184€. A média nacional para a mesma faixa etária, situa-se nos 904€.

Ler Mais