Alunos de Engenharia da Universidade do Porto vencem desafio da Siemens e, além de uma viagem, vão estagiar na empresa

Uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), composta pelos alunos Rui Brito e Nuno Ferreira, sagrou-se vencedora do Accelerate Challenge, o novo desafio estudantil da Siemens que convida os jovens portugueses a reflectir sobre a transição energética. O anúncio foi feito na final do concurso universitário que se realizou na sede da empresa, em Alfragide, depois de serem apresentados ao júri os projectos desenvolvidos pelas cinco equipas finalistas.

 

Os alunos da equipa vencedora têm direito a um estágio profissional remunerado de 12 meses numa das áreas de negócio da Siemens Portugal e a uma viagem à Madeira para conhecer a solução de armazenamento de energia que a Siemens e a Fluence ali instalaram a pedido da Empresa de Electricidade da Madeira.

Além disso, o estabelecimento de ensino da equipa vencedora, a FEUP, vai receber soluções da Siemens da área das infraestruturas inteligentes, para equipar os seus espaços lectivos, contribuindo para o enriquecimento dos planos curriculares.

Ao todo, o Accelerate Challenge contou com a participação de 17 equipas de 10 instituições de ensino: NOVA School of Science and Technology, Universidade de Coimbra, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Politécnico de Leiria, Instituto Superior Técnico e Instituto Politécnico de Viseu.

A selecção dos vencedores coube a um júri composto por elementos da Siemens, da Ordem dos Engenheiros, da Direcção-Geral de Energia e Geologia e da Energia Técnica, um grupo empresarial de engenharia para edifícios e infraestruturas.

Este concurso académico promovido pela Siemens Portugal desafiou os estudantes a reflectir sobre a transição energética digital em curso e visava dar-lhes a conhecer algumas das soluções tecnológicas da Siemens que apoiam este processo e que ajudam a descarbonizar a economia. Além da vertente de sustentabilidade, este concurso pretendia ainda melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

Em concreto, o desafio passava pela criação do projecto de uma infraestrutura de energia eléctrica, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS, que permite o cálculo e o dimensionamento das redes eléctricas, bem como de outras ferramentas da Siemens que foram disponibilizadas no âmbito do concurso. 

Ler Mais