ANA Aeroportos de Portugal: «Conseguimos que as pessoas sintam que o seu bem-estar é uma prioridade para nós»
A ANA Aeroportos de Portugal está focada na promoção de uma cultura organizacional positiva e centrada no bem-estar, de forma a cativar os seus colaboradores e, ao mesmo tempo, atrair talentos de alto nível.
A ANA Aeroportos de Portugal acredita que os programas de well-being devem assentar sobre quatro pilares fundamentais: físico, emocional, financeiro e familiar. Nesse sentido, promovem regularmente iniciativas na área da saúde mental e bem-estar físico, flexibilidade de horários e promoção de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, de forma a contribuir para a melhoria do clima organizacional. Nesta entrevista, Isabel Heitor, directora de Recursos Humanos na ANA Aeroportos de Portugal, fala sobre as práticas de well-being desenvolvidas e implementadas pela empresa, o impacto que as mesmas têm na motivação dos colaboradores e na atracção e retenção de talento, destacando, ainda, os principais desafios e as grandes tendências para o futuro.
Que papel têm as práticas de well-being na construção de uma cultura organizacional positiva por parte da ANA Aeroportos de Portugal?
Todas as práticas de well-being que têm vindo a ser desenvolvidas e promovidas na ANA Aeroportos de Portugal têm contribuído para uma melhoria do ambiente de trabalho, uma maior satisfação dos colaboradores e, ainda, o desempenho organizacional. Hoje, conseguimos que as pessoas sintam que o seu bem-estar é uma prioridade para nós. Acreditamos que os nossos programas de well-being, como iniciativas na área da saúde mental e bem-estar físico, flexibilidade de horários e promoção de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, contribuem para a melhoria do clima organizacional.
Estamos focados na promoção de uma cultura organizacional positiva e centrada no bem-estar, para que possamos ser também mais atraentes para talentos de alto nível.
Quais as principais iniciativas de well-being implementadas até ao momento?
Recentemente, foi criado um programa de Saúde e Bem-Estar, denominado To Care, sustentado em quatro pilares essenciais: físico, emocional, financeiroe familiar.
Os nossos trabalhadores podem beneficiar de um pacote de apoios à actividade escolar dos filhos, que designamos por Roda do Conhecimento. Neste programa está incluído o apoio para material escolar, creches e escolas, bem como o “Quadro de Honra”, para reconhecer os alunos (filhos de trabalhadores) que são os melhores alunos. Através dos clubes ANA Aeroportos de Portugal os trabalhadores podem, ainda, participar em actividades culturais, desporto e lazer.
Foi, também, implementado um programa de Benefícios Flexível (Upgrade: Benefits Class), que permite que os colaboradores possam fazer uma escolha personalizada do seu pacote de benefícios, indo ao encontro das motivações e necessidades, e no qual foram incluídas ofertas na área da saúde, educação, família, etc.
De que forma é que as políticas de well-being da ANA Aeroportos de Portugal têm tido impacto na produtividade e satisfação dos colaboradores?
A implementação dessas políticas contribui directamente para o bem-estar físico e emocional dos colaboradores, o que, por sua vez, se reflecte positivamente no desempenho e na satisfação no local de trabalho. Melhoria da saúde mental, maior motivação, retenção dos colaboradores, aumento de produtividade são alguns exemplos dos resultados destas políticas de well-being.
Actualmente, as empresas estão mais preocupadas com as taxas de burnout. Que iniciativas específicas oferecem para apoiar os colaboradores ao nível da saúde mental?
Disponibilizamos programas de consultas de psicologia para além das análises regulares através de inquéritos e entrevistas. As consultas de psicologia em formato online são gratuitas para todos os colaboradores. Um colaborador que queira aceder às consultas realiza um diagnóstico inicial com uma equipa de psicólogos, usufruindo depois do acesso gratuito às consultas. Durante o ano também realizamos webinares sobre saúde mental.
Além disso, temos uma empresa parceira com quem contratualizamos serviços específicos para intervenção em situação de crise. Sempre que há um evento de vida que possa merecer maior atenção ao nível psicológico, actuamos com uma equipa que dá apoio psicológico aos nossos trabalhadores e à família. Por exemplo, quando um trabalhador está de luto ou quando existe um acidente grave com um colega de trabalho. Finalmente, quando nos são sinalizados casos (ou seja, o trabalhador não tomou a iniciativa de procurar ajuda), também temos equipas de psicólogos para intervir.
A cada dois anos realizamos estudos de avaliação dos riscos psicossociais nas áreas de maior risco.
Em relação às políticas de flexibilidade laboral, como conseguem promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal?
Existem várias iniciativas que promovem o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como os horários flexíveis e a possibilidade de trabalhar através do domicílio. A ANA Aeroportos de Portugal tem uma elevada percentagem de trabalhadores que usufruem do regime de teletrabalho. De qualquer modo, sendo uma empresa que funciona 24/24 durante todo o ano, e sendo o efectivo maioritariamente operacional, existe um número elevado de pessoas que não beneficiando do teletrabalho gozam da flexibilidade que a empresa concede na gestão das equipas. Adicionalmente, o Acordo da Empresa prevê dois dias de férias, dispensa de assiduidade, entre outras vantagens em termos de flexibilidade laboral.
Que tipos de formação ou workshops, relacionados com well-being, são disponibilizados aos colaboradores?
Os nossos workshops, enquadrados dentro do Plano de Saúde e Bem-Estar, estão sempre relacionados com os quatro pilares essenciais do plano: físico (pilates, alongamentos, ginástica laboral, leitura de rótulos, preparar a pele para o Verão), emocional (self-love, burnout, I’m out, inteligência emocional), financeiro (finanças pessoais, literacia financeira) e familiar (equilíbrio vida pessoal e profissional). Além disso, está a decorrer um programa de Gestão de Stress, em que os colaboradores têm oportunidade de realizar sessões individuais sem qualquer custo, com uma especialista na área, de modo a aprenderem técnicas que permitam reduzir o stress no dia-a-dia pessoal, profissional e familiar.
Paralelamente, temos promovido acções de formação sobre áreas mais associadas às soft skills, fomentando a capacitação das nossas equipas com ferramentas que as ajudem na gestão de conflitos, stress, ansiedade, gestão do tempo, ou áreas que possam contribuir para um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o bem-estar no trabalho.
Como é que envolvem os colaboradores no desenvolvimento e avaliação das iniciativas de well-being?
Dentro da ANA Aeroportos de Portugal existem embaixadores do Plano de Saúde e Bem-Estar distribuídos por todos os aeroportos e sede, que recolhem feedback e sugestões de todos os colaboradores que participam nas actividades. É também enviado um questionário de satisfação a todos os participantes após a conclusão de um workshop. Animamos sessões de esclarecimento e criamos momentos em que damos a “experimentar“ algumas das iniciativas que pretendemos dinamizar na empresa.
De que modo as iniciativas de well-being têm contribuído para a retenção e atracção de novos talentos na empresa?
A ANA Aeroportos de Portugal, dentro do Plano de Saúde e Bem-Estar, oferece um conjunto de iniciativas que os colaboradores valorizam e sentem que são uma mais-valia para o seu desempenho pessoal e profissional. Este plano é também divulgado em todos os processos de recrutamento, sendo valorizados pelos candidatos e um factor de atracção de novos talentos para a empresa.
Temos trabalhado no sentido de criar uma oferta abrangente, de forma a dar resposta às expectativas daqueles que queremos atrair, mas também para reter talento. Temos iniciativas diversas como a ANA LISTENS, no qual escutamos a opinião e sugestão dos trabalhadores, ou acções como o Meet The CEO, em que durante uma conversa mais intimista (normalmente pequeno-almoço) os trabalhadores têm a oportunidade de falar com o CEO e partilhar as suas necessidades.
Analisamos com regularidade o que se passa na concorrência, de modo que a nossa oferta seja suficientemente robusta para atrair e reter.
Que estratégias de comunicação são utilizadas para promover as iniciativas de well-being dentro da empresa?
Comunicar regularmente é fundamental. Apresentamos semanalmente a agenda do Plano de Saúde e Bem-Estar, que é divulgada para todos os colaboradores com a data e descritivo de todas as actividades, permitindo a inscrição imediata nas mesmas.
Quais os principais desafios que identificam para a implementação e manutenção das iniciativas de well-being?
A ANA Aeroportos de Portugal está distribuída por várias regiões e as nossas equipas têm uma enorme amplitude etária. É muito desafiante encontrar soluções à medida de cada um ou que cubram as necessidades de todos. Além disso, existem serviços que não estão disponíveis em certas regiões. Também notamos alguma resistência na adesão a algum tipo de programa que seja considerado disruptivo.
Como é que medem o sucesso das vossas iniciativas de well-being? Têm indicadores específicos?
A ANA Aeroportos de Portugal monitoriza sistematicamente os programas que implementa através de questionários aplicados em diversos contextos. No final de cada webinar ou workshop, avaliamos a satisfação dos participantes. Consideramos que é muito importante fazer uma recolha contínua de feedback, de forma a ajustar e a melhorar o nosso programa. Nos habituais estudos de clima realizados na ANA Aeroportos de Portugal também serão avaliados os temas relacionados com o well-being, de forma a identificar problemas específicos e áreas de melhoria.
A ANA Aeroportos de Portugal dispõe, ainda, de programas de comunicação, como o ANA TALKS, em que a Comissão Executiva se desloca a todos os aeroportos para partilhar com os trabalhadores sobre o que estamos a fazer, dando a oportunidade de cada um se exprimir.
Quais os planos futuros da ANA Aeroportos de Portugal para melhorar as práticas de well-being?
É nossa ambição alargar os programas existentes, em função da adesão aos mesmos e nível de satisfação. Por outro lado, estamos permanentemente a identificar e a avaliar novos programas e medidas que possam corresponder e superar as expectativas das nossas equipas e daqueles que sejam atraídos para trabalhar na ANA Aeroportos de Portugal. Procuramos ter uma abordagem multifacetada que foque a saúde física e mental, flexibilidade no trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que ao investir nessas áreas não só melhoramos a satisfação e produtividade dos nossos colaboradores, como fortalecemos a nossa posição enquanto empregador de referência.
Este artigo faz parte do Especial “Well-Being” publicado na edição de Setembro (n.º 165) da Human Resources.
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