Ana Ladeira Figueiredo, Sport TV: «O projecto “Tempo de Compensação” veio inspirar os colaboradores – e até os telespectadores – a praticar o bem»

O projecto “Tempo de Compensação” foi implementado como uma acção multidisciplinar da Sport TV, juntando todos os departamentos num movimento conjunto para prestar apoio aos que hoje mais precisam e, ao mesmo tempo, inspirar os colaboradores.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Na Sport TV sempre se acreditou no “tempo de compensação” – aludindo aqui a uma expressão do mundo do futebol –, e que faz ainda mais sentido no actual contexto. «Considerámos por isso relevante dar pró-activamente forma a um projecto inovador e específico, que procura dar protagonismo a quem mais precisa de ser apoiado neste momento», esclarece Ana Ladeira Figueiredo, HR senior area coordinator da estação televisiva de conteúdos desportivos. E assim surgiu o projecto “Tempo de Compensação”.

Tudo começou com uma reunião de trabalho promovida pela direcção de Recursos Humanos, que tinha como objectivo perceber junto dos colaboradores o que mais valorizariam na época natalícia, especialmente num ano tão particular como foi 2020. «O projecto veio, por um lado, dar resposta à necessidade de nos sentirmos melhores pessoas, fazendo mais e melhor por quem mais precisa, e, por outro, inspirar os colaboradores da Sport TV – e até os telespectadores – a praticar o bem», partilha a responsável. «Nesse sentido, procurámos seguir o mote “fazer o bem sem olhar a quem”, pois cada um de nós tem formas específicas de ajudar, e este projecto contempla esse aspecto essencial.»

Este projecto assume um carácter multidisciplinar, tendo «o cunho de quatro diferentes áreas da Sport TV, nomeadamente, Editorial, Produção, Repórteres de Imagem e Recursos. A escolha das pessoas foi um processo totalmente orgânico, compreendendo que os colaboradores têm diferentes agendas de trabalho e até diferentes visões do que gostariam de fazer, pelo que os graus de envolvimento com o projecto foram variando de forma perfeitamente natural. Em todo o caso, as equipas são integradas por um membro destas áreas e, também por isso, a criação de ideias e abordagens foi, diríamos nós, um processo mais fecundo», acredita.

“Tempo de Compensação” teve uma missão e objectivo duplos, que passou por envolver os colaboradores – e, por consequência, os seus familiares e amigos –, numa acção conjunta que fomentasse a responsabilidade do indivíduo para com a sociedade em geral, e por apoiar diferentes instituições de solidariedade, de diferentes vocações e actuações.

Analisando hoje o desenvolvimento do projecto, Ana Ladeira Figueiredo destaca que se podem retirar várias conclusões, desde logo «o quão importante foi perceber e sentir que as pessoas da Sport TV são seres humanos fantásticos e que este projecto foi tão acarinhado por todos. Quisemos participar e, em primeira instância, fazer algo também por nós, o que nos deixa felizes», afirma.

 

Um projecto com diversas fases
O projecto arrancou no início de Novembro, no dia 9, com a comunicação interna do mesmo e um questionário para inscrição, dando-se a possibilidade de selecção de três problemáticas sociais preferenciais (ver caixa). Na semana seguinte, a 16, houve formação das equipas, tendo em consideração dois aspectos: as preferências dos colaboradores e a formação de equipas com elementos de diferentes áreas, de modo a criar uma “mini” Sport TV em cada equipa: um jornalista, um editor de vídeo, um repórter de imagem, um produtor, etc.

Na terceira semana, foram promovidos workshops que tiveram em vista aprofundar o conhecimento da problemática seleccionada, inspirar a desenvolver acções criativas com o uso das valências de cada um dos grupos e capacitar as equipas para o desenvolvimento do projecto, nomeadamente dando a conhecer os timings de implementação e as directrizes. «Nas semanas seguintes, as equipas estabeleceram contactos com as instituições, definiram um porta-voz do grupo, assim como um(a) padrinho/madrinha desportivo(a) e deram forma ao seu projecto», conta Cristiana Firmino, HR manager da Sport TV.

Os projectos desenvolvidos culminaram com a entrega da “ajuda Sport TV” nas diferentes instituições de solidariedade social, divulgadas na informação e nas redes socias da Sport TV entre os dias 22 e 26 de Dezembro, num total de 10 peças que contemplaram diferentes causas, pensadas pela equipa do “Tempo de Compensação” em conjunto com os editores de Informação da Sport TV. «Ao todo, foram 10 equipas a apoiar diferentes causas, cada uma delas constituída por seis ou sete elementos», esclarece a responsável.

De modo a implementar o projecto “Tempo de Compensação”, a Sport TV contou com a ajuda da U.DREAM, um parceiro que, em termos gerais, trabalha a temática da Responsabilidade Social. «Desafiámo-la a desenhar um projecto à medida, onde o mote foi “os colaboradores, as causas e as instituições estão no centro” e, posteriormente, várias empresas juntaram-se, como por exemplo, a Science For You, a Campotec, a Sonae e a Fundação para o Futebol da Liga Portugal», revela Ana Ladeira Figueiredo.

A HR senior area coordinator não tem dúvidas de que entre as principais mais-valias desta iniciativa está a consciencialização de que ao ajudarmos os outros, ajudamo-nos a nós próprios. Já do ponto de vista das pessoas e organizações que vão ser apoiadas, sublinha a preocupação em ajustar o contributo às necessidades de cada instituição, ajudando a balizar o tipo de ajuda necessária e que poderiam dar. «Ouvimos e envolvemos todas as partes, partilhámos experiências e trabalhámos em equipa, o que fortaleceu laços, comunicação e competências de cada um de nós.»

Em tempos de pandemia e distanciamento social, implementar o projecto no terreno foi um desafio, reconhece Cristiana Firmino. «Desafiámos as equipas de projecto a elegerem um porta-voz por grupo para fazer as entregas, o que, em alguns casos, foi um verdadeiro desafio, pois muitos queriam ter este papel. Mas conseguimos concluir aquilo a que nos propusemos com êxito e fazer as entregas, cumprindo todas as regras de protecção e segurança em vigor.»

 

A importância da Responsabilidade Social
Para a HR manager, projectos desta natureza são catalisadores do bem-estar, comunicação, sentimento de pertença, orgulho, motivação e autoconhecimento das equipas. «Por outro lado, ficamos com a convicção de que estes projectos ou semelhantes serão sempre bem-vindos por parte das organizações de responsabilidade e solidariedade social, desde que ajustados às suas realidades particulares, metodologias e regras», acrescenta.

«Em momentos de incerteza como o que vivemos, consideramos que as pessoas valorizam ainda mais sentir-se úteis e orgulhosas do impacto que as suas acções têm na vida de outros», acredita Ana Ladeira Figueiredo. «Entendemos ser fundamental reforçar as nossas capacidades internas, quer ao nível da liderança, quer ao nível da comunicação e da motivação das nossas equipas.»

De facto, a Responsabilidade Social tem vindo a ganhar relevância para a Sport TV, sendo que, ao longo dos anos, a organização foi desenvolvendo acções isoladas nesta matéria, «como por exemplo concretizar o sonho de levar crianças a estádios de futebol, ou ajudar na construção de uma casa para uma mãe solteira e com grandes dificuldades económicas, para dar apenas dois exemplos», identifica Cristiana Firmino.

Por outro lado, a organização valoriza muito o feedback dos seus colaboradores, «algo absolutamente essencial, que acaba por ser um estímulo para a prossecução da maior parte das acções internas promovidas na Sport TV», afirma Ana Ladeira Figueiredo. «Utilizamos vários canais de comunicação, e a todo o momento estamos atentos e a procurar ouvir as nossas pessoas, pois para os projectos funcionarem e para que as pessoas estejam realmente comprometidas, é preciso também ter o feedback dos voluntários.»

Olhando para os próximos meses, a HR senior area coordinator sublinha que «estes serão, certamente, meses em que o mundo inteiro vai precisar muito de todo o “sentido de missão” e de todo o “sentido de responsabilidade”. Nós continuamos muito focados e cheios de energia para encarar todos os desafios com “Garra”, “Orgulho” e “Jogo Limpo”; os valores Sport TV», conclui.

 

Este artigo foi publicado na edição de Janeiro (nº. 121) da Human Resources, nas bancas.

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