André Ribeiro Pires, Multipessoal: Afinal, o salário ainda é rei

André Ribeiro Pires, Executive Board member e COO da Multipessoal, destaca «fala-se muito de benefícios extrassalariais ou até do chamado “salário emocional” (o que não deixa de ser pertinente) mas, ao final do dia, o vencimento continua a ser preponderante na decisão de ficar ou sair».

 

«O tema da atracção de talento tem estado no topo da lista de prioridades das organizações, atendendo ao cenário de escassez que se tem vindo a acentuar. No entanto, é fundamental que os gestores e decisores não percam de vista uma questão igualmente importante: a retenção de pessoas.

O Barómetro deste mês revela que o salário se destaca como o motivo mais comum para os colaboradores deixarem uma empresa, o que acaba por não ser surpreendente. Fala-se muito de benefícios extrassalariais ou até do chamado “salário emocional” (o que não deixa de ser pertinente) mas, ao final do dia, o vencimento continua a ser preponderante na decisão de ficar ou sair.

Esta conclusão está, aliás, em linha com os resultados do estudo da Multipessoal “Necessidades e Expectativas dos Colaboradores de Empresas em Portugal”, divulgado recentemente. Nesta análise, apurou-se que o salário competitivo é o benefício mais valorizado pelos profissionais portugueses, mas apenas 13% afirma tê-lo. O mesmo estudo mostra também que este fenómeno é o principal motivo para os colaboradores decidirem sair.

Muitos profissionais já perceberam que a mudança de emprego acelera e maximiza fortemente a progressão salarial. Ora, num momento particularmente delicado no que à economia diz respeito, com a inflação a fazer-se notar nas mais diversas dimensões do dia-a-dia, é crucial que as organizações não fiquem simplesmente a assistir, e que criem estratégias e ofertas suficientemente robustas para garantir que não perdem o seu mais valioso activo, as pessoas.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Julho (nº.139) da Human Resources, no âmbito da XLII edição do seu Barómetro. Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*