André Ribeiro Pires, Multipessoal: «As empresas devem focar-se em “tudo o resto” para além do salário»

André Ribeiro Pires, chief Operating officer da Multipessoal, defende que «o salário será sempre o factor diferenciador, o elefante na sala que faz com que tudo o resto só passe a ser considerado quando este ponderador está satisfeito, e é no “tudo o resto” que as empresas se devem focar em dar resposta». Leia a sua análise aos resultados do XL Barómetro Human Resources.

 

«A dificuldade na atracção e retenção de talentos não é uma novidade, e com toda a certeza que dentro de 20 anos estaremos a discutir o que move cada um de nós a escolher um novo desafio na carreira – ou conjunto de experiências.

O salário será sempre o factor diferenciador, o elefante na sala que faz com que tudo o resto só passe a ser considerado quando este ponderador está satisfeito, e é no “tudo o resto” que as empresas se devem focar em dar resposta. Quando se está a atrair recursos, importa que os processos de recrutamento sejam ágeis, transparentes e, acima de tudo, com feedback constante para todos os que estão envolvidos. Gerir mal a expectativa, neste momento, leva a que a imagem da empresa e dos seus profissionais saia prejudicada. A utilização de tecnologia, para este fim, é com toda a certeza valor acrescentado para garantir um recrutamento candidate-driven.

No que diz respeito à retenção de recursos, importa formar novas competências, rever regularmente benefícios e incentivos que garantam a resposta à constante evolução da motivação dos colaboradores e promover o desenvolvimento das actuais e novas lideranças, de forma a que os valores preconizados pelas empresas sejam promovidos por aqueles que são o elo de ligação holístico a toda a organização.

Cabe a todos nós garantir que, nos próximos 20 anos, mantenhamos o foco em melhorar continuamente processos e atitudes, para que, num mercado tão competitivo como o do emprego, empresas e colaboradores sejam ambos vencedores.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Março (nº.135) da Human Resources, no âmbito da XL edição do seu Barómetro. Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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