ANJE faz balanço “extremamente positivo” de participação portuguesa na Gitex

Carlos Carvalho, membro da direcção da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) faz um balanço «extremamente positivo», em declarações à Lusa, da participação portuguesa na maior feira tecnológica do Dubai, a Gitex 2021.

A ANJE organizou a participação portuguesa na semana tecnológica Gitex’2021 das empresas portuguesas Future Compta, Omniflow, My Lads e Adyta.

«O balanço é extremamente positivo, uma vez que tem permitido às empresas portuguesas que integram esta missão organizada pela ANJE contactar com um mercado com a qual não contactam habitualmente», afirmou Carlos Carvalho, que também é presidente executivo da Adyta, durante uma visita ao Pavilhão de Portugal, na Expo 2020 Dubai, no âmbito de uma conferência.

«Estamos na maior feira tecnológica com um target muito definido que é o Médio Oriente e África e tem sido muito interessante ver que a tecnologia portuguesa e as empresas portuguesas estão aptas a lidar com este mercado», acrescentou o responsável da associação.

Para a ANJE «também é muito importante que nós procuremos apoiar as empresas no processo de internacionalização e temos também uma grande aposta durante este mandato que está a decorrer» na associação «de apostar na tecnologia e na transição digital, estamos extremamente satisfeitos», reforçou Carlos Carvalho.

«Sentimos que muitas vezes é preciso um pouco mais para levar o nome de Portugal mais longe e, portanto, a ANJE assume essa missão, é importante para nos conseguirmos equiparar até naquilo que outros países estão a fazer, conseguirmos transportar esta bandeira portuguesa e, eventualmente, ter o apoio mais institucional por parte de órgãos do Governo nestas missões empresariais que têm corrido bem, mas que eu acho que podem correr melhor com cada vez mais aposta», considerou o responsável.

«Nós precisamos disto, os empresários portugueses precisam disto», defendeu.

A feira internacional tecnológica Gitex – Technology Week’2021 arrancou em 17 de Outubro no Centro de Exposições Dubai World Trade Center e termina hoje, sendo considerada o maior evento na área tecnológica nos mercados do Médio Oriente.

«No stand da ANJE estão quatro [empresas portuguesas], mas eu já encontrei pelo menos mais duas ao longo dos dias que tenho percorrido a feira (…), tem sido muito interessante», salientou o responsável.

Sobre o que esteve mais em destaque na edição deste ano, Carlos Carvalho apontou «um foco muito grande naquilo que é segurança, a cibersegurança é o tema, a proteção de dados, tudo o que está relacionado com a segurança das pessoas no mundo digital é um tema muito em voga», salientou.

A Lusa constatou na Gitex que o tema de soluções de segurança num mundo cada vez mais digital teve uma forte presença no evento.

«Depois há também uma aposta no turismo, ou seja, a digitalização incorporada com o turismo e lazer, vemos muitas empresas e produtos e serviços dedicados a actividades mais lúdicas a serem apresentados também na feira, mas diria que a cibersegurança é de facto o tema que está on top», salientou.

E é o Dubai um mercado importante para as empresas portuguesas que a ANJE representa? «Eu acho que sim, porque além de termos uma ligação directa e relativamente rápida, é uma zona do globo que aceita com alguma facilidade aquilo que é a nossa cultura».

Portanto, «termos aqui ponto de contacto, trazermos as empresas e começarmos a partir daqui a criar canal e explorar esta zona do globo é fundamental, eu acho que é um ponto de interesse muito relevante, além de, claro, da capacidade económica que é reconhecida», conclui Carlos Carvalho.

A Gitex é considerada uma montra dos mais recentes avanços tecnológicos de grandes empresas tecnológicas, quer de startups até à tecnologia, onde se inclui o 5G, cujo leilão em Portugal dura há mais de nove meses, inteligência artificial (IA), mobilidade do futuro, economia digital, cibersegurança, fintechs, cloud, entre outros.

Com mais de 4500 expositores de todo o mundo, a Gitex atrai mais de 100 mil visitantes locais e internacionais.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*