António Pinto, Happiness Camp: «A questão da felicidade não é apenas pessoal, está profundamente ligada ao bem-estar das empresas»
E se pudéssemos dar às empresas competências práticas e técnicas para a sustentabilidade humana? É esse o objectivo a que se propõe o Happiness Camp. Além dos riscos de problemas de saúde mental dos colaboradores e suas consequências na produtividade no trabalho, é fundamental que as empresas entendam que a promoção da felicidade e bem-estar como prioridade é condição obrigatória para atrair e fidelizar talento. Quem o diz é António Pinto, Co-Founder & CEO Happiness Camp.
Por Tânia Reis
O Happiness Camp é a maior conferência de felicidade empresarial da Europa e a edição deste ano tem lugar a 14 de Setembro no Porto, onde são esperados mais de seis mil participantes de mais de 12 nacionalidades diferentes.
Qual a missão do Happiness Camp?
A missão do evento consiste em fornecer competências e técnicas práticas para a sustentabilidade humana. Isto é facilitado através da partilha de conhecimentos, da sensibilização e da criação de uma comunidade de apoio onde os profissionais podem trocar as melhores práticas. A conferência é gratuita, tornando-a acessível a todos os participantes interessados.
O Happiness Camp é utilizado pelas empresas como uma componente de formação oficial, para onde trazem as suas equipas, dos executivos de topo aos gestores e líderes de equipa. Para além da aprendizagem transmissiva inerente às duas etapas, a nossa agenda contempla também actividades mais práticas e auto-orientadas.
Para fomentar este ecossistema oficial de formação, os participantes podem receber um certificado de “Iniciação à Felicidade” da prestigiada Happiness Business School, caso cumpram os critérios de participação.
Este ano, vamos também organizar os Happiness Camp Awards, onde pretendemos reconhecer empresas, ONGs e personalidades (nomeações), que mais tenham contribuído para a criação de um mundo mais feliz.
Que motivos levaram a Associação Lionesa a promover esta iniciativa?
A Associação Lionesa promove o Happiness Camp por várias razões interligadas, que decorrem da missão global da organização de promover um território mais feliz e o bem-estar das comunidades. Foi concebido como uma plataforma única para abordar estas questões de saúde mental nas suas raízes, fornecendo às empresas competências práticas e técnicas para a sustentabilidade humana.
Quando vai decorrer e a quem se destina?
Pela primeira vez, o Happiness Camp vai realizar-se no dia 14 de Setembro, no Porto. Este evento está longe de ser um encontro corporativo e foi concebido como um espaço onde os profissionais podem relaxar, aprender e conectar-se.
O nosso local escolhido é a Alfândega do Porto, e esperamos receber seis mil participantes de mais de 12 nacionalidades diferentes, predominantemente portuguesa, espanhola e britânica. Aproximadamente 78% dos nossos participantes são millennials e da geração X. Os sectores predominantes representados são Recrutamento/RH, Consultoria e Gestão de Empresas, TI e Cuidados de Saúde.
O Happiness Camp não está adaptado a um público-alvo específico, reflectindo antes o nosso programa e agenda diversificados que visam oferecer algo a todos. A diversidade de sectores e idades entre os participantes alinha-se com este objectivo. Por isso, quer seja profissional de RH, guru do marketing, arquitecto, professor, médico ou estudante, temos algo para si.
O nosso objectivo principal é oferecer conteúdos relevantes para todas as áreas e sectores. Porquê? Porque acreditamos que pessoas felizes fazem empresas felizes!
Que objectivos se propõem alcançar e quais as expectativas em relação esta edição?
Na edição de 2023 do Happiness Camp, o objectivo é ampliar o nosso alcance e a nossa mensagem. Pretendemos expandir e diversificar a nossa comunidade de Happiness Campers, melhorando activamente as nossas comunicações em diferentes países europeus. Acreditamos firmemente que a diversidade e as novas perspectivas enriquecem o nosso ecossistema e permitem-nos avançar em direcção à nossa missão de criar uma Europa mais inclusiva e mais feliz.
Porquê uma conferência dedicada à felicidade?
A força de trabalho moderna passa por um aumento sem precedentes de problemas de saúde mental, como o stress, a ansiedade, a depressão e o burnout. A questão da felicidade não é apenas pessoal; está profundamente ligada ao bem-estar das empresas. Quando os colaboradores não estão felizes ou empenhados, são menos produtivos, menos criativos e menos susceptíveis de contribuir positivamente para o local de trabalho.
Há também uma escassez crescente de talentos em vários sectores. As empresas precisam de perceber que, para atraírem e reterem os melhores talentos, têm de dar prioridade à felicidade e ao bem-estar dos seus funcionários. Além disso, as elevadas taxas de rotatividade são uma preocupação significativa para as empresas. As organizações que não abordam a felicidade dos seus empregados enfrentam um maior risco de rotatividade, tendo implicações financeiras consideráveis.
O Happiness Camp pretende abordar estas questões alarmantes, reunindo especialistas e líderes académicos para explorar o poder da felicidade no local de trabalho.
Que actividades vão proporcionar ao longo do dia?
Concebemos um conjunto diversificado de actividades para ir ao encontro de diferentes estilos de aprendizagem, com duas componentes principais: partilha de conhecimentos e desenvolvimento de competências práticas.
Teremos dois palcos principais: o Happy Stage Powered by Vestas e o Joyful Stage. O primeiro irá proporcionar uma exploração holística da felicidade, abrangendo a liderança, a cultura organizacional, e a diversidade, equidade e inclusão (DEI). A Joyful Stage abordará temas de nicho, mas relevantes, como a ergonomia no escritório, a actividade física como catalisador do bem-estar, e o papel da arte e da cultura na promoção da felicidade pessoal.
Estas últimas são concebidas para fomentar as relações interpessoais e melhorar a comunicação da equipa, oferecendo às empresas uma oportunidade de formação única no universo do Happiness Camp. As masterclasses combinarão case studies em ambientes íntimos, focando tópicos pessoais e profissionais que vão da gestão do stress à criação de objectivos de marca.
Destacamos também três aspectos da felicidade influenciados pela cidade anfitriã: Gastronomia, Arte e Cultura, e Diversão.
A gastronomia será celebrada por uma praça de alimentação; a arte e a cultura serão vividas pelo Dopamine Hub, um percurso sensorial de intervenções artísticas; e a componente Fun encerrará o dia, com uma celebração única ao pôr-do-sol no Cais da Alfândega.