Apenas 4% das mulheres são administradoras executivas no PSI 20

Do total de 227 cargos no conselho de administração existentes nas 19 empresas do PSI20, apenas 72 eram ocupados por mulheres no final de 2021, o que corresponde a 31,7% do total. Os dados são da BA&N Research Unit que analisa a composição dos órgãos sociais de empresas que integram o PSI20.

 

De acordo com a legislação vigente, as empresas cotadas do PSI20 têm de garantir que um em cada três administradores são mulheres, o que é cumprido pela generalidade das cotadas, com 13 a terem uma representação de pelo menos 30% de mulheres no conselho de administração. Contudo, ao nível das comissões executivas, esta realidade é diferente.

Das 72 mulheres presentes em conselho de administração, apenas 12,5% são executivas. Tendo em conta todos os 227 cargos de administração do PSI20, as nove administradoras executivas representam apenas 4% do total.

Dos 68 cargos de administração executiva, apenas 13,2% são desempenhados por mulheres. Ou seja, em 19 empresas só nove mulheres estão diretamente ligadas à gestão dos negócios. Mas os números revelam que a situação da igualdade de género é ainda menos paritária.