Apenas 50% das empresas têm departamentos de comunicação digital

Estudo da Llorente & Cuenca revela que 77% das empresas recorre a consultoras externas para realizar este tipo de comunicação e que a maior parte das organizações pretende investir mais na sua estratégia digital.

Em termos de estratégia digital, 28% das empresas consideram encontrar-se numa fase de fidelização, 22% num estado de diversificação e apenas 7% das organizações inquiridas consideram já ter atingido a maturidade, revela o estudo “Rumo à inevitável digitalização do mundo corporativo”- baseado num inquérito a mais de 150 directores de comunicação de empresas em Portugal, Espanha e países da América Latina.

Para a grande maioria das empresas inquiridas (86%), as equipas de comunicação digital atendem às necessidades de promoção de outras áreas ou departamentos da empresa, designadamente: Recursos Humanos (73%), Atenção ao Cliente (63%), Publicidade (54%), Responsabilidade Social Corporativa (52%), Relações Públicas (48%), entre outros.

Para 2015, mais de 51% das empresas afirmaram aumentar o orçamento dedicado à criação de uma abordagem digital, sendo que apenas 5,2% continuam a não dedicar quaisquer custos a esta área de comunicação. No entanto, apenas 17% das companhias espera criar um departamento de comunicação digital próprio, facto que vai ao encontro da actual tendência de integrar o mundo digital em áreas já existentes como o Marketing, Comunicação e Relações Públicas.

Outros dados deste estudo:

  • As plataformas de monitorização e análise (88%) e conteúdos relevantes assentes na tendência de brand journalism (76%) são os factores considerados essenciais para uma estratégia digital eficaz.
  • 63% das empresas afirmam que a identidade digital dos colaboradores é algo importante ou muito importante. No entanto, apenas 33% destas organizações já criou políticas e manuais que expliquem aos colaboradores como devem utilizar as redes sociais e por que o devem fazer.