Aposta em team building é a chave para o espírito de equipa
Com uma aposta forte em eventos de team building, a Delta Cafés pretende fortalecer a cultura organizacional e aumentar a motivação dos colaboradores.
A Delta Cafés está a apostar fortemente em eventos de team building como parte integrante da sua estratégia de comunicação interna. A marca pretende reforçar o espírito de equipa e a proximidade entre os colaboradores, integrando este tipo de iniciativa na estratégia global do Grupo Nabeiro, com o intuito claro de promover um ambiente coeso e colaborativo. «A nossa estratégia de comunicação interna é apenas uma das áreas de um sistema bastante maior que é a estratégia global da área de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento », começa por referir Ana Rita Lopes, directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.
A marca assume ter um plano estratégico, onde se incluem os eventos e outras iniciativas de team building, sempre numa estreita ligação aos pilares de internacionalização, diversidade, inovação e sustentabilidade. «Trabalhamos por projecto e junto das unidades de negócio e de suporte, criando, desta forma, uma visão e grupos de trabalho multidisciplinares », acrescenta.
Embora a transformação digital seja uma prioridade para a empresa, Ana Rita Lopes realça a importância da componente presencial. «Na comunicação interna, a componente presencial é muito importante para a Delta, na medida em que os eventos desempenham também um papel crucial para as pessoas», refere. A directora afirma ainda que «a componente presencial continua a ter um peso muito importante e proximidade é, sem dúvida, dos valores basilares da marca».
Iniciativas e objectivos
A Delta Cafés, através do Grupo Nabeiro, reforça a sua aposta em iniciativas de team building como forma de promover a sua cultura organizacional e fortalecer o compromisso dos colaboradores com a marca. Ana Rita Lopes explica que o principal objectivo das actividades de Team Building é criar um sentimento de pertença e proximidade entre todos os stakeholders da empresa.
Segundo a responsável, a marca procura «juntar as pessoas num objectivo comum, o compromisso com a “Cultura Delta”», destacando, em seguida, que desse compromisso surge um espírito de equipa, produtividade, motivação e dedicação. De acordo com a directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento, esse propósito é evidenciado na iniciativa “Mensagem do CEO” – um evento que ocorre em diversas localidades e é transmitido, em directo, para toda a organização. Durante o evento, os colaboradores têm a oportunidade de almoçar com o CEO e a restante administração do Grupo Nabeiro, promovendo um contacto directo e pessoal.
Além dessa iniciativa, a Delta realiza outros eventos institucionais ao longo do ano, como a “Vitamina D – Sunset Delta” (ocorre de Maio a Setembro); a “Mensagem de Natal” (ocorre em Dezembro); e o “Delta em Família” (em Junho e Setembro). Estes eventos têm impacto global, mas são implementados localmente. Outros eventos com componente externa, como o “Disruption” – programa de aceleração de startups, também estão disponíveis para os colaboradores num número limitado de participantes.
A Delta Cafés promove ainda encontros específicos para a rede de embaixadores da marca, como o “Get Together” que reúne cerca de 70 profissionais. Nestas iniciativas, a marca procura partilhar informação sobre ferramentas de comunicação interna e discutir ideias para lançar o mote anual para os embaixadores – que este ano é o seguinte: «Estamos Comprometidos.»
Para as equipas, realiza eventos específicos, como subidas ao rio, encontros de equipas e reuniões de ciclo, ajustados aos objectivos de cada grupo e departamento. Segundo a profissional, o programa “Delta Feel Good” é um exemplo de uma das iniciativas que se estende ao longo do ano, focado na promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores.
A Delta também realiza activações internas relacionadas com as suas marcas, como a vindima Mayor na Adega Mayor, onde as equipas e as chefias participam em actividades de vindima. Outras iniciativas, como os lançamentos de produtos, as celebrações do Dia de São Martinho e Dia do Café, ou ainda a oferta de entradas para festivais e eventos, também constam na lista de eventos externos que contam com a participação da empresa.
Para a força de vendas, a marca organiza, anualmente, uma convenção de vendas, «com o objectivo de alinhar, motivar e mobilizar pessoas». Este ano, o evento teve lugar na cidade do Porto e contou com as presenças de Cândido Costa, antigo jogador de futebol e comentador desportivo, e Mariana Cabral, humorista e influenciadora digital. Em simultâneo, são desenvolvidos também projectos de gamificação e de reconhecimento na equipa comercial. Ana Rita Lopes sublinha que todas essas iniciativas têm como propósito alinhar e integrar os colaboradores com a visão e os valores da empresa.
Feedback e impacto
A Delta recolhe o feedback dos colaboradores através de questionários destinados a melhorar as actividades. A directora de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento explica que estas avaliações são essenciais para a tomada de decisões e para a elaboração de uma visão geral acerca dos resultados no final do ano. «Após cada acção, todos os participantes preenchem um breve questionário. Recolhemos informações com vista à melhoria contínua e também para criar um overview para nos ajudar a tomar decisões no ano seguinte», reforça.
Além disso, a responsável afirma que o grupo utiliza várias métricas para medir o sucesso dos eventos. «Cruzamos os resultados dos nossos inquéritos, incluindo o número de participações, as apreções de conteúdo, a satisfação com a data, hora, momento e espaço, a satisfação geral, o impacto no dia-a-dia, o formato de convite e a comunicação. Além disso, abrimos ainda espaço para sugestões futuras», salienta.
Sobre o efeito que as iniciativas de team building têm nos colaboradores, Ana Rita Lopes sublinha que «é indiscutível o impacto » e que que todas estas iniciativas «têm a missão de aproximar as pessoas e de reforçar a cultura organizacional, promovendo felicidade». Segundo a profissional, o verdadeiro impacto resulta da combinação de eventos e acções com diferentes propósitos. «Por exemplo, com a Mensagem do CEO, conseguimos alinhar as pessoas e introduzir acções internas de convívio, aproximando-as ainda mais nesse momento», observa. A directora acredita que a regularidade destes eventos pode contribuir para a participação contínua e para a motivação dos colaboradores.
Paralelamente, a responsável também afirma que o impacto das iniciativas de Team Building na produtividade e satisfação dos colaboradores depende de vários factores. «Estas iniciativas produzem verdadeiramente impacto se forem combinadas com reconhecimento, boa liderança, relações fortes entre pares e um propósito profissional dentro de algo maior», realça.
Quanto às iniciativas mais valorizadas, a directora destaca que «são altamente valorizados todos os eventos que juntam as equipas, todas as acções em que a administração está presente, no qual é fomentado um sentimento de proximidade entre a família Nabeiro e as pessoas, e todas as actividades que envolvem as famílias dos colaboradores». A responsável cita, ainda, uma máxima de Rui Miguel Nabeiro, CEO da empresa, para se referir à filosofia do Grupo Nabeiro: «Nós não somos uma empresa familiar, somos uma empresa família.»
Colaboradores e lideranças
O Grupo Nabeiro reforça o seu compromisso com a integração de novos colaboradores através de eventos de Team Building e assume que estas iniciativas são cruciais para fortalecer a coesão interna e transmitir os valores da empresa. Ana Rita Lopes destaca que, por ser uma empresa com uma cultura muito próxima, o desafio é manter esse sentimento de proximidade à medida que a organização cresce globalmente. «Somos uma empresa global detentora de uma cultura próxima e manter esse movimento de dentro para fora é muito desafiante », explica.
Para enfrentar este desafio, a empresa dá especial destaque às «iniciativas de proximidade», que criam «condições e conteúdo para que as pessoas potenciem essa relação». Estas iniciativas não só promovem a integração dos novos colaboradores, como também reforçam a transmissão dos valores da “Cultura Delta”, oferecendo um espaço de partilha e amizade. «Se a máxima do nosso fundador era um cliente/um amigo, neste princípio também está incluída a ideia da amizade entre as pessoas do universo Delta. Uma ideia que é muito importante para as novas gerações e também para os novos colaboradores », lembra a responsável.
Questionada sobre o nível de envolvimento das lideranças neste tipo de eventos, a directora explica que as chefias marcam sempre presença em todos as iniciativas de Team Building. «Mais do que participantes, as lideranças são, verdadeiramente, promotoras de todos os movimentos que potenciam a comunicação interna e a relação entre todos», complementa. A liderança está, portanto, envolvida activamente na realização e construção de projectos que visam aumentar o espírito de equipa e fortalecer as relações entre colaboradores.
Em relação ao futuro, a profissional antecipa uma evolução no conceito de eventos internos na Delta, explicando, em seguida, que «o conceito de evento está alinhado com a estratégia de pessoas e negócio ». Assente nos pilares de internacionalização, diversidade e sustentabilidade, a estratégia da empresa passa por uma «infinidade de portas abertas» para transformar os eventos em experiências diferenciadoras para os colaboradores. «Essas experiências devem acompanhar a dimensão global que já temos, o nível de conteúdo que as nossas marcas oferecem, bem como o tipo de público interno que hoje temos», afirma.
Além disso, a responsável também considera que a própria atractividade e as características das marcas do Grupo Nabeiro ajudam a contribuir para a inovação nos eventos de Team Building. «As nossas marcas e os produtos têm uma certa atractividade e vestem personalidades muito diferentes. Juntar todas estas várias experiências e culturas nos nossos eventos, será, sem dúvida, um dos passos que estamos a dar rumo à inovação», refere, a propósito da inovação para os próximos anos.
Por último, o desafio maior, segundo a profissional, será alinhar todos os colaboradores numa cultura comum. «Um dos maiores desafios será alinhar todos numa cultura comum, a “Cultura Delta”, porque é esta cultura que nos faz apaixonar todos os dias», sublinha. Com estas medidas, a empresa pretende continuar a reforçar o seu compromisso com a integração dos colaboradores e com a construção de um ambiente de trabalho de proximidade e inovação.
Este artigo faz parte do Especial “Team Building” publicado na edição de Setembro (n.º 165) da Human Resources.
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