Aprenda a fazer o relacionamento com o seu chefe funcionar a seu favor

Na vida profissional, nenhuma palavra suscita tantas emoções como a palavra “chefe”. Todos gostaríamos de ter boas relações de trabalho com os nossos superiores, afinal, um chefe tem um impacto muito significativo no nosso desempenho. Mas o que fazemos para isso? Na verdade não muito. Quem o diz é o coach Raja Jamalamadaka num artigo publicado no Linkedin.

 

Somos muito sensíveis às empresas com as quais desejamos trabalhar, preparamo-nos bem para entrevistas, negociamos arduamente o salário e os benefícios, mas quando se trata das relações com os nossos superiores, deixamos que a sorte entre em acção.

Vários estudos mostram que desempenhamos um papel crucial na construção do relacionamento com os nossos chefes, tudo começa com a forma como lidamos com eles e como os percebemos.

A palavra “chefe” inconscientemente, faz-nos sentir como o mais baixo na hierarquia, afectando negativamente a nossa auto-estima. É comum comportarmo-nos de maneira submissa, talvez até bajuladora, sem ter consciência disso. Enquanto isso, o chefe reage da maneira oposta. Características como controlo ou autoridade são activadas.

Mas se as palavras são tão poderosas, também podem ser usadas em nosso benefício. Por exemplo, se temos um novo chefe e ao começar o relacionamento, tratamo-lo por “colega” ou “mentor”, no início, o cérebro não percebe, mas com o tempo, começa a aceitar essa realidade e o nosso comportamento muda. O tom de voz, o olhar e a linguagem corporal mudam. O poder de negociação e a autoconfiança disparam, permitindo uma conversa equilibrada. Além disso é mais provável que o chefe nos veja como um colega maduro.

O mesmo vale para o relacionamento com o chefe. Se acha que o seu chefe tem todas as qualidades de um mentor, mas se questiona como fazer esta relação funcionar, siga o mesmo princípio, use as palavras certas para gerar os comportamentos certos e, eventualmente, os resultados esperados.

Obviamente, isto não quer dizer que as palavras sozinhas são suficientes para melhorar o relacionamento com o seu chefe. No entanto, as palavras, crenças e acções resultantes, têm influência ao manter os comportamentos errados sob controle, enquanto, ao mesmo tempo, destacam os certos. Isso é especialmente importante durante o início do relacionamento, quando as percepções ainda estão a ser criadas.

Ler Mais