Aprender psicologia para decisores
«Quer arriscar ou optar pelo seguro? Quer benefícios agora ou investir para maiores benefícios futuros? Quer pensar mais ou decidir já? Quer obrigar as pessoas a decidir ou dar-lhes um empurrãozinho?». As perguntas são lançadas por Marc Scholten, coordenador da pós-graduação Psicologia para Decisores, em declarações à Human Resources Portugal.
Este curso, com a duração de um ano, tem como objectivo compreender as decisões irracionais das pessoas nos contextos económicos. Assim será possível identificar os obstáculos à maximização do bem-estar dos decisores. O passo seguinte concentra-se em encontrar formas de contornar os obstáculos para potenciar o sucesso nas tomadas de decisão.
«Da área da Economia, a vertente é mais formal, mais rigorosa e mais relacionada com o mundo económico e financeiro nos tempos em vivemos. Por parte da Psicologia, traz uma orientação mais comportamental e mais baseada naquilo que as pessoas sentem e pensam», explica Marc Scholten sobre os conteúdos leccionados na pós-graduação.
Sobre o perfil dos alunos, o coordenador explica que é abrangente: «Gestores, dirigentes, administradores, académicos, políticos, ou seja quem for que precisa de tomar, ou quem quer entender, as suas decisões».
Marc Scholten e Teresa Garcia Marques têm a seu cargo a coordenação da pós-graduação que tem início em Janeiro de 2012, no ISPA. As inscrições já estão abertas e decorrem até 15 de Dezembro.