Arlindo Oliveira é o novo presidente do INESC

Na direcção do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores desde Janeiro de 2004, Arlindo Oliveira assume agora a presidência da associação privada sem fins lucrativos , dedicada à educação, incubação, investigação científica e consultoria tecnológica.

 

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (IST), em 1986, Arlindo Oliveira doutorou-se em Engenharia Informática e de Computadores pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em 1994. É docente do IST desde 1984 e professor catedrático desde 2005, tendo desenvolvido actividade nas áreas dos Sistemas Digitais, Aprendizagem Automática, Algoritmia, Data Mining e Bioinformática. É autor de dois livros (um deles em co-autoria), publicados pela MIT Press e pela IST Press, e de mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências da especialidade.

No decorrer da sua actividade técnica e científica, tem prestado serviços de consultadoria a diversas empresas de software, telecomunicações e sistemas de informação, com foco na área da aplicação de técnicas de data mining à optimização de processos de negócio.

É membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers, da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (a que presidiu entre 2004 e 2005), da Ordem dos Engenheiros e da Academia de Engenharia. Assumiu a presidência do IST em Janeiro de 2012, função que desempenhou até Janeiro de 2020.

pub


Comentários
A carregar...