As competências dos influenciadores e porque os escolhemos

Por Luís Roberto, Managing Partner da Comunicatorium, Vice-Presidente da APECOM e Professor convidado do ISCSP-ULisboa

É praticamente impossível falarmos de digital sem falarmos de influenciadores e, existem influenciadores para todos os gostos.
Mas afinal quem são? E quais os critérios seguidos pelas marcas na hora de escolher o seu influenciador?
Ao falarmos em competências, o influenciador é alguém que possui a capacidade de influenciar os outros, mas, mais do que isso, é um criador de conteúdos e um gestor de fontes de informação para aqueles que o seguem.
É comum ouvirmos falar dos youtubers, dos instagrammers, dos tiktokers e dos bloggers.
Normalmente estes influenciadores interpretam e passam as mensagens das marcas.
Existem também os criadores de conteúdos. São por norma criativos e inovadores, são capazes de criar uma marca e arrastar consigo milhares de seguidores.
Finalmente os influenciadores que são conhecidos do público, as ditas figuras públicas, que na maioria das vezes partilham o seu dia-a-dia, intercalando as marcas com as férias num qualquer país exótico, ou com a aula de crossfit.
Segundo dados publicados, 31% dos consumidores na Europa compram um produto ou serviço depois de verem um post de um influenciador e o mesmo pode influenciar novos clientes 2 vezes mais rápido que uma campanha dita normal.
Um dos critérios determinantes na hora de encontrar um influenciador é, naturalmente, o número de seguidores ou subscritores que consigo “arrastam”.
Segundo alguns estudos, existem 3 tipos de influenciadores – os micro-influenciadores, os macro-influenciadores e as celebridades.
Os micro-influenciadores têm mais de 1.000 subscritores e possuem um relacionamento de proximidade com o seu público.
Conseguem chegar a diversos nichos de mercado com taxas de engagment significativas e são menos honorosos, quando comparados com outros.
Os macro-influenciadores têm mais de 100.000 subscritores, provenientes de públicos diversos. Têm um bom posicionamento na comunidade e por norma possuem uma boa experiência de trabalho com marcas e causas.
As celebridades têm mais de 1.000.000 de subscritores, das mais diversificadas áreas da sociedade.
São altamente profissionais e perfeitos marketeers. São normalmente os recomendados para aumentar a notoriedade da marca e o posicionamento de novos produtos.
Conhecidas as suas competências, existem várias razões pelas quais as empresas escolhem os influenciadores.
A confiança e a lealdade são por norma, o bem vais valioso de um influenciador, razão pela qual os procuramos para chegar aos que normalmente desconfiam das normais campanhas de publicidade.
Chegar a nichos de mercado de forma autêntica é outra das razões que nos conduzem à sua escolha.
Aumentar o volume de vendas e alcançar novos segmentos de mercado são porventura os objectivos mais desejados por quem os escolhe, dependendo da estratégia que se quer seguir, que nunca deve ser esquecida.