As desvantagens da política de “porta aberta”

Apesar de ser uma medida honrosa e bem vista, deixar a porta sempre aberta aos seus colaboradores pode ter desvantagens.

 

Ou seja, política de “porta aberta” é o mesmo que dizer que os colaboradores são sempre bem-vindos para aparecer a qualquer altura do dia para conversas, dúvidas, troca de feedback entre outras coisas. Mas existem algumas razões para pensar duas vezes antes de escancarar a porta do seu gabinete:

1 – Coloca a pressão no colaborador para ter a coragem profissional de se dirigir aos executivos seniores para transmitir uma ideia ou discutir um problema. E essa pressão poder ser, por vezes, demasiado grande.

2 – Os colaboradores que utilizem excessivamente este privilégio podem ficar demasiado dependentes deste tipo de gestão para tomar decisões e para resolver qualquer tipo de problema. Tudo isto pode limitar seriamente o desenvolvimento individual destas pessoas.

3 – As interrupções espontâneas e repentinas podem reduzir a concentração e a produtividade dos líderes seniores.

4 – Em organizações onde a hierarquia é especialmente importante e relevante (tais como militares ou políticas), uma medida deste género pode degradar a tão necessária cadeia de comando.

Fonte: Forbes

 

 

 

 

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