As qualidades dos líderes de Recursos Humanos do futuro

Pensamento estratégico, disposição para assumir riscos e pensamento analítico são algumas das qualidades que, segundo a Meta4, os profissionais de Recursos Humanos devem assumir para liderar a digitalização de talento nas organizações.

 

Para uma boa adaptação à transformação digital, todos os funcionários, áreas e responsáveis de uma empresa vão ter de passar por uma mudança de paradigma, e os líderes de Recursos Humanos vão ter de adoptar novas habilidades e conhecimentos. A Meta4 aponta 10 qualidades que quem gere pessoas vai precisar.

Pensamento estratégico. Na era digital em que vivemos, o talento tornou-se um elemento fundamental de diferenciação para as empresas e é a chave para o sucesso. Com isto, líderes e directores de Recursos Humanos devem adoptar um pensamento estratégico com o objectivo de capturar, reter e desenvolver os melhores profissionais.

Curioso, ágil e com capacidade de aprendizagem. O ritmo da transformação tecnológica e avanços de inovação exigem aos líderes de Recursos Humanos uma constante necessidade de aprendizagem para identificarem e incorporarem tendências que levem a novos desafios e oportunidades, bem como para incentivar à investigação. Da mesma forma, devido à velocidade dos actuais ciclos de vida de produção, entrega de produtos e serviços, os processos de Recursos Humanos devem ganhar agilidade para se adaptarem a este novo ritmo.  

Disposição para assumir riscos. A função actual de Recursos Humanos vai para além de tarefas administrativas, assume agora também um papel nas decisões estratégicas de maior risco na empresa. O líder de recursos humanos digital deve compreender as necessidades do negócio e apresentar soluções com valor acrescentado.

Habilitador e não controlador. O surgimento da Cloud Computing e ferramentas sociais foi inicialmente uma preocupação para a área de recursos humanos. No entanto, além de focar o seu papel no controlo de processos ou questões de regulamentação, os Recursos Humanos devem entender a tecnologia como um grande facilitador para alcançar os melhores resultados nas suas organizações. A implementação de MOOCs para uma aprendizagem flexível, ferramentas de colaboração online ou mecanismos de feedback, irão gerar enormes benefícios para as empresas.

Visão de futuro. No mundo digital, os líderes de recursos humanos desempenham um papel fundamental na identificação de oportunidades futuras, proporcionando às organizações as ferramentas necessárias para responder às necessidades que o mercado exige. Motivar o relacionamento das empresas com os seus potenciais candidatos, “pool de talentos”, antes do início do processo de selecção ou sucessão, serão questões fundamentais para reduzir a perda de oportunidades quando existirem vagas em posições críticas.

Alinhado com os objectivos do negócio. A inclusão do director de Recursos Humanos em comités de gestão é uma aposta cada vez mais estratégico para cumprir os objectivos de negócio das organizações. No entanto, muitos líderes de Recursos Humanos “falham” neste especto pelo que, as empresas optam por incorporar profissionais de outras áreas no desempenho.

Pensamento analítico. O líder digital de Recursos Humanos deve ter conhecimentos tecnológicos e analíticos para aproveitar o enorme potencial dos dados dos funcionários da sua organização. Ter um pensamento analítico é fundamental para superar muitos dos desafios relacionados com compromisso, liderança, aprendizagem e selecção que terá pela frente durante os próximos anos.

Transparência e autenticidade. Na era digital, todos temos acesso a informações sobre qualquer empresa ou produto, o que leva a uma oportunidade mas também uma necessidade de validar a autenticidade daqueles que nos lideram.

Empático. Como pioneiros na era digital, os líderes de Recursos Humanos devem levar o humanismo e a sensibilidade às empresas para favorecer o equilíbrio entre o mundo digital e o mundo real. Devem ser capazes de fazer o trabalho mais humano, racional e simples, implementado políticas direccionadas para o cuidado e bem-estar dos funcionários em paralelo.

Capacidade de negociação. Por último, os líderes digitais de Recursos Humanos precisam de aplicar manobras políticas e de negociação para garantir os recursos necessários que permitam desenvolver o talento nas suas organizações. O investimento em cursos de formação e liderança e em soluções tecnológicas de Recursos Humanos, são aspectos críticos para a evolução das empresas.

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