As tecnologias de largo espectro são o futuro e vão mudar a indústria nacional

Comboios por levitação, interior do carro que liberta fragrâncias e luvas de protecção resistentes ao impacto são inovações que, num futuro muito próximo, poderão estar implementadas na indústria nacional.

 

Para que tal aconteça basta que as empresas e o sector tecnológico se orientem pelas Tecnologias de Largo Espectro (ou também designadas Key Enabling Technologies – KETs) para o desenvolvimento de novos produtos, soluções e serviços, permitindo à indústria nacional modernizar-se, transformar-se e manter-se na linha da frente da Inovação, tanto na Europa como no mundo.

Sensibilizar e incentivar os profissionais para esta realidade tem sido o papel do CeNTI. Através do Projeto bKET, o Centro tem vindo a esclarecer os empresários portugueses sobre a importância e o impacto das KETs nas empresas.

As KETs – Micro e Nano Eletrónica, Nanotecnologia, Biotecnologia Industrial, Materiais Avançados, Fotónica e Tecnologias de Fabrico Avançado – são tecnologias transversais a todos os sectores da Indústria, dos mais tradicionais aos mais avançados, e a todas as áreas, nomeadamente construção, arquitectura, espaços inteligentes, automóvel, aeronáutica, saúde, bem-estar, entre outras. Apoiar as empresas na identificação de novas oportunidades e modelos de negócio, tendo por base as KETs, e estimular o diálogo e a proximidade entre o sistema científico e tecnológico e o tecido empresarial têm sido alguns dos principais objectivos do CeNTI. Exemplos de aplicação das KETs na Indústria As KETs são utilizadas no desenvolvimento de novos produtos, soluções e serviços KETs permitirão às empresas tornarem-se mais competitivas KETs e áreas de aplicação Objectivos do bKET

De acordo com dados revelados pela Comissão Europeia, Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer neste mercado, tanto ao nível da produção como da comercialização. O desafio passa por reposicionar o país no quadro europeu, afirmando a sua aposta em tecnologias de ponta, que promovam e impulsionem a competitividade das suas empresas.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...