B-Training Consulting: Promover a autonomia e a responsabilidade de cada colaborador

Este ano, a B-Training Consulting participou pela terceira vez consecutiva no estudo Índice de Excelência por reconhecer a importância de continuar a avaliar o seu clima organizacional.

Sobre a experiência adquirida com esta participação, Carlos Costa, partner da B- -Training Consulting, afirma que «este estudo é muito completo e tem evoluído anualmente. Vemos esta participação como uma forma de continuarmos actualizados acerca das melhores práticas de mercado e de como proporcionar um melhor ambiente de trabalho e bem-estar para os nossos colaboradores».

Ao longo do tempo, a empresa tem vindo a adoptar uma série de iniciativas para promover uma cultura organizacional centrada na excelência da gestão de pessoas. A comunicação tem sido uma das iniciativas mais importantes, de acordo com o partner da empresa. «Promovemos uma comunicação aberta e transparente transversal a todos os colaboradores, garantindo que todos recebem feedback permanente sobre o seu trabalho e desenvolvimento pessoal» explica Carlos Costa. Com esta comunicação, a empresa procura que os seus colaboradores estejam informados sobre as iniciativas e estratégias adoptadas.

«Promovemos a autonomia e progressão profissional, e temos uma cultura de reconhecimento na qual valorizamos as contribuições de cada colaborador. Procuramos investir no bem-estar dos nossos colaboradores, incentivando práticas saudáveis, proporcionando cuidados de saúde, flexibilidade de trabalho e provendo eventos de convívio entre toda a equipa ao longo do ano», acrescenta. A B-Training Consulting tem toda a equipa a trabalhar em regime híbrido desde 2020, mas, diariamente, é realizado um briefing matinal que reúne todos os colaboradores, no qual se fala de experiências pessoais e se realizam jogos e dinâmicas de grupo

Para Carlos Costa, «esta prática tem permitido um maior convívio e conhecimento entre colegas e temos assistido a partilhas e dinâmicas que têm demonstrado muita criatividade e alinhamento da equipa com o espírito da empresa». Além disso, a empresa realiza um evento anual fora de Lisboa como o objectivo de proporcionar aos colaboradores um momento lúdico e experiências únicas. Há ainda um evento cultural anual que pode ser um concerto ou uma peça de teatro; e um convívio de final do ano.

No caminho para a excelência na gestão de pessoas, Carlos Costa considera fundamental «valorizar o desenvolvimento individual de cada colaborador que depois se vai reflectir no colectivo da empresa. Esta gestão é feita tendo em conta as características e potencial de crescimento únicas de cada colaborador, nunca perdendo a importância do espírito de grupo».

Além disso, a empresa promove a autonomia e a responsabilidade e contrata pessoas com princípios e valores de vida alinhados com os que defende.

Por fim, Carlos Costa afirma que «o principal objectivo estratégico futuro é garantirmos o alinhamento dos nossos colaboradores com a cultura e valores da nossa organização. Para tal, procuramos promover uma cultura de transparência e excelência promovendo a autonomia e o desenvolvimento pessoal. Acreditamos que temos vindo a fazer o caminho correcto para a criação de um ambiente de trabalho positivo e produtivo no qual todos se sentem valorizados e motivados para alcançar o seu potencial máximo».

 

Este artigo faz parte do Especial “Índice da Excelência” publicado na edição de Abril (n.º 160) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais