Banco de Portugal melhora perspectiva sobre mercado de trabalho com diminuição da taxa de desemprego

Human Resources com Lusa
6 de Outubro 2021 | 12:00

O Banco de Portugal (BdP) melhorou as perspectivas em relação ao mercado de trabalho, antecipando agora uma taxa de desemprego de 6,8% em 2021, face aos 7,2% estimados no Boletim Económico de Junho, foi hoje divulgado.

De acordo com o Boletim Económico de Outubro, o Banco de Portugal aponta que a taxa de desemprego deverá ser de 6,8% em 2021 (esperava 7,2% em Junho).

Já o emprego deverá crescer 2,6%, uma subida face ao valor anteriormente esperado de 1,3%.

A instituição liderada por Mário Centeno manteve hoje a perspectiva de crescimento económico nos 4,8% para 2021, à semelhança do que tinha feito no Boletim Económico de Junho.

De acordo com o documento, «a economia portuguesa cresce 4,8% em 2021, aproximando-se do nível pré-pandemia no final do ano», considerando que «a recuperação da actividade reflecte o controlo da pandemia, através do processo de vacinação – com efeitos positivos na confiança dos agentes económicos – e a manutenção de políticas económicas expansionistas».

Continue a ler após a publicidade
Partilhar


Mais Notícias