Best Wokplaces, GSK Consumer Healthcare: Entregar melhor saúde no dia-a-dia, com humanidade

O ano 2022 será sem dúvida, um ano histórico e verdadeiramente excitante para a divisão de Consumer Healthcare da GSK.

Durante o segundo semestre de 2022, a GSK será separada em duas empresas líderes, com a actual divisão de Consumer Health a tornar-se autónoma e com uma nova identidade, a Haleon que se pronuncia “Hei-li-ón”. Com o propósito de entregar melhor saúde no dia- -a-dia, com humanidade, e numa altura em que a saúde é um tema central na sociedade, a Haleon torna real a nossa visão de tornar a saúde do dia-a-dia mais acessível, mais sustentável, inclusiva e apoiada pela inovação.

Foi já no espírito desta nova era que nos distinguimos como Best Workplace em 2022, conquistando o 5.º lugar na categoria entre 51 e 100 colaboradores. Este reconhecimento foi recebido com um enorme orgulho por todos os colaboradores e pela organização.

Os colaboradores são centrais na gestão na GSK CH, e no último ano reforçámos os nossos alicerces tendo-nos focado em três pilares: “Be You”, que fomenta a diversidade e a inclusão, “Feel Good”, focado no bem estar e flexibilidade, e “Keep Growing”, proporcionando oportunidades de desenvolvimento.

Acreditando que o impacto é potenciado por um capital humano diverso e uma bem-sucedida combinação do conhecimento, experiência e personalidade dos colaboradores, a GSK CH vê a diversidade e inclusão como preponderantes, tendo 60% de representação de mulheres nos quadros de gestão em Portugal, bem como programas de promoção e formação em inclusão.

A aposta no bem-estar e no estabelecimento de uma cultura de flexibilidade é clara e uma prioridade. Os colaboradores têm disponíveis serviços gratuitos de medicina preventiva, bem como um programa de bem-estar que abrange, entre outras áreas, a saúde mental. Para promover actividade física, dispomos de benefícios para a prática de desporto, bem como de um ginásio no escritório. No último ano, no âmbito do programa “Feel Good”, e no contexto da pandemia, desenvolvemos uma série de actividades extras como o “GSK on the move”, onde estimulávamos o exercício físico conjunto com um pouco de competição saudável.

O desenvolvimento pessoal passa por experiências, conhecimento e formação, participando em grupos de trabalho, de acordo com o plano de desenvolvimento do colaborador, construído com o manager, e que identifica os objectivos e as áreas de crescimento para cada um. Para além das experiências on-the-job, disponibilizamos plataformas de aprendizagem, bem como coaching e mentoring. Na construção do futuro da empresa e na promoção dos nossos valores de diversidade e inclusão, temos ainda um programa chamado “Future Leader”, que visa acelerar o crescimento de talento chave, através de um plano de carreira detalhado.

A equipa de liderança tem um papel activo na promoção da missão, valores, cultura e estratégia da empresa, comunicando, de forma individual ou em grupo, com toda a equipa e dando o exemplo na forma como trabalham com as suas equipas, algo reconhecido nos inquéritos do Great Place To Work. Para nós, é essencial ouvirmos as pessoas e mantermos abertos todos os canais de comunicação, promovendo o respeito e confiança necessários para que todos se possam expressar. Só assim conseguimos que cada um atinja o seu verdadeiro potencial. Temos algumas iniciativas como os “Cafés com o Leadership”, onde cada elemento do Leadership Team reúne com pequenos grupos para conversarem informalmente. Desta forma, ficamos realmente felizes quando ouvimos que «94% dos colaboradores consideram ser fácil dialogar com os líderes» e que «92% consideram que o seu trabalho na GSK “tem um significado” e é “mais do que um emprego”». O reconhecimento, seja ele formal ou informal, é outra das nossas grandes prioridades. Nos nossos Let’s Talk, dedicamos trimestralmente um momento especial para agradecer e reconhecer colaboradores.

Durante a pandemia, o aspecto da comunicação revelou-se central na resposta da GSK CH às necessidades: foi aumentada a frequência dos encontros com a equipa, promovendo boas práticas de colaboração na nova realidade e reduzindo a ansiedade de todos com a realidade em que viviam.

A empresa implementou um novo modelo de trabalho flexível, através de um conceito denominado “Performance with Choice” que permite equilibrar o trabalho presencial e remoto de acordo com as preferências e necessidades de cada colaborador, função e equipa. Mensalmente criou-se também o “No Meeting Day”, um dia onde se evitam reuniões e se pretende que cada colaborador se foque no mais importante – prioritize e agilize.

Nesta actual fase de mudança e no futuro excitante que temos pela frente, receber este reconhecimento, de que além de sermos um Great Place To Work, somos um Best Workplace, e TOP 5, reforça em muito a confiança, o compromisso e o foco desta equipa em entregar melhor saúde no dia-a-dia, com humanidade.

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (n.º 136) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira ler online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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