Boas notícias! Prestação da casa vai descer em Fevereiro (excepto nos contratos com Euribor com este prazo)

Human Resources com Lusa
7 de Fevereiro 2026 | 10:00
Boas notícias! Prestação da casa vai descer em Fevereiro (excepto nos contratos com Euribor com este prazo)

A prestação da casa vai subir em Fevereiro para créditos com taxa variável a seis meses e descer para créditos com taxa a 12 e três meses, embora neste a descida seja residual, segundo a Deco Proteste.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

 

As simulações para a Lusa da Deco Proteste/Contas e Direitos baseiam-se num cenário com um financiamento de 150 mil euros a 30 anos e um spread (margem de lucro comercial) de 1%.

Baseando-se nestas condições, um contrato de crédito com indexante de Euribor a 12 meses passa a pagar ao banco uma prestação de 652,40 euros em Fevereiro, menos 23,26 euros face ao valor pago desde a última revisão, em Fevereiro de 2025.

Continue a ler após a publicidade

No caso de um crédito indexado à Euribor a três meses, a prestação passará a 634,67 euros, menos 0,49 euros face à ultima revisão, em Novembro.

Já no crédito indexado à Euribor a seis meses a prestação aumenta.

Um cliente com um crédito nas mesmas condições mas tendo por referência a Euribor a seis meses vê a sua prestação subir para 643,54 euros, mais 6,68 euros em relação ao que pagava desde a última revisão, em Agosto.

A evolução da prestação tem que ver com a evolução das taxas Euribor.

Continue a ler após a publicidade

Na prestação com Euribor a 12 meses, o valor diminui, pois a média mensal desta taxa Euribor foi menor em Janeiro de 2026 do que um ano antes (2,245% face a 2,525%).

As prestações indexadas à Euribor a três descem mas apenas residualmente, uma vez que a taxa Euribor neste prazo desceu apenas ligeiramente (2,028% face a 2,034%).

Já para contratos a seis meses sobe, pois a Euribor neste prazo subiu ligeiramente em Janeiro (para 2,137% face a 2,055%).

A média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um empréstimo de taxa variável é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar


Mais Notícias