Altran: Dar a palavra aos colaboradores

Para celebrar os 20 anos de actividade da Altran em Portugal, a consultora deu protagonismo aos colaboradores, através da campanha “Proud2BAltran, que mostra «o dia–a-dia de todos os que contribuem para o sucesso da empresa».

Por Sandra M. Pinto

Repartidos por escritórios localizados em Lisboa, no Porto e no Fundão, são mais de dois mil os colaboradores da Altran Portugal. Com mais de 45 mil colaboradores e presente em mais de 30 países, o grupo Altran está em Portugal desde 1998. Como forma de celebrar a presença da consultora especializada em engenharia e R&D (research and development) em Portugal, a Altran lançou uma companha onde os protagonistas são os colaboradores. Como explica Maria da Luz Penedos, directora de Marketing e Comunicação da empresa, a campanha surgiu na sequência de uma outra iniciativa interna, na qual a CEO da Altran Portugal, Célia Reis, fez uma visita aos escritórios da Altran para recolher feedback directo dos colaboradores. «O impacto desta acção fez-nos pensar em novas formas de valorizar os nossos recursos humanos e dar voz a todos os que, diariamente, contribuem para o sucesso da Altran», esclarece. «Procurámos um conceito que representasse, de forma transversal, o sentimento que as pessoas transmitiram ao longo de todo o processo de gravações dos vídeos: o orgulho. Como trabalhamos maioritariamente em B2B, decidimos juntar estes dois elementos no claim “Proud2BAltran”, e desenvolver uma campanha que pretende potenciar a motivação das equipas e o sentimento de pertença pela empresa.»

A campanha interna “Proud2BAltran” mostra a visão, na primeira pessoa, do dia–a-dia de todos os que contribuem para o sucesso da empresa. De entre os mais de dois mil colaboradores, foi escolhido um grupo de cerca de 50 pessoas, que pudessem representar as diferentes vozes da empresa de forma transversal – incluindo as várias áreas: tecnologias, clientes, funções ou senioridade. Maria da Luz Penedos reitera que «a filosofia da campanha assenta sempre no orgulho que todos iam demonstrando ao longo das filmagens».

Os principais objectivos desta campanha da Altran são promover o sentimento de pertença e aumentar o awareness e visibilidade da empresa junto do seu público interno, como líderes tecnológicos, nas áreas de engenharia e R&D. «Num contexto em que a retenção e satisfação dos colaboradores são um pilar no crescimento do tecido empresarial em Portugal, queremos potenciar da melhor forma as qualidades dos nossos recursos humanos», afirma Maria da Luz Penedos, ressalvando: «Toda a campanha foi feita com recursos exclusivamente internos e muitas horas de esforço e dedicação, ao longo da passagem dos briefings, gravação dos vídeos e edição de imagens.»

Ao nível do feedback dos colaboradores, superou claramente as expectativas da responsável. «Antes da implementação da campanha “Proud2BAltran”, sentíamos alguma dificuldade em explicar internamente o seu conceito e objectivos. À medida que os vídeos iam sendo publicados, os entrevistados demonstraram uma grande satisfação pelo resultado final». Por outro lado, a campanha teve também um reflexo externo. «Através das publicações nas redes sociais da Altran, começámos a ver amigos, familiares e colegas a acompanhar e comentar diariamente os vídeos da campanha.» Esse reflexo fez com que a página de Facebook da empresa se reafirmasse como a segunda melhor da Altran a nível global, relativamente à performance nas redes sociais, apenas superada pela Altran França, de onde é originária a empresa.

Leia o artigo na íntegra na edição de Dezembro da Human Resources Portugal.

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