Prosegur: Garantir o futuro da liderança

Com aproximadamente sete mil colaboradores, a Prosegur é um dos maiores empregadores nacionais. Tendo identificado “funções críticas” na organização, criou o “Programa de Talentos Prosegur” para dar resposta aos desafios do futuro.

 

Por Sandra M. Pinto

 

As “funções críticas” são funções estratégicas, de liderança de equipas, ou não, que, pelo elevado índice de rotatividade, pela dificuldade de recrutamento e selecção ou mesmo pela especificidade técnica das mesmas, se tornam essenciais e, por isso, necessárias ter em conta na definição de Planos de Sucessão. De acordo com Sónia de Oliveira e Sasportes, directora de Recrutamento, Selecção e Formação da Prosegur, «para responder ao desafio da sucessão destas funções, e para garantir o futuro da liderança da organização, em 2013, a Prosegur em Portugal publicitou e anunciou para o exterior, pela primeira vez, o ProTrainees, em diferentes meios de comunicação e também junto de universidades».

Com o Programa de Talentos, a Prosegur procura atrair, captar e reter jovens licenciados, «com elevado potencial de crescimento, que partilhem da visão Prosegur e contribuam com energia e paixão para os projectos das suas equipas», pois, como acrescenta a responsável, «este programa tem como objectivo estratégico identificar e preparar, hoje, aqueles se esperam vir a ser os futuros líderes da organização».

Para promover o ProTrainees, a empresa define, anualmente, um plano de comunicação, tendo em conta a sua participação em determinados eventos de emprego. «Falamos de feiras de empregabilidade das universidades, feiras de emprego e mesmo nas actuais feiras de emprego virtuais, onde a Prosegur se apresenta como uma boa empresa para trabalhar, revelando as suas boas práticas de Recursos Humanos e como o capital humano é considerado o seu maior valor», esclarece Sónia de Oliveira e Sasportes. «Nestes eventos registamos um elevado índice de captação de jovens licenciados à procura de uma primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho.»

De referir que os jovens candidatos são, de seguida, convidados a participar numa sessão de apresentação do Programa, na qual lhes é dado a conhecer o “Mundo Prosegur”. «São acolhidos nas nossas instalações e recebidos por um grupo de pessoas, composto não só pelos técnicos de Recursos Humanos, mas também por elementos da direcção geral, que procuram dar a conhecer o outro lado da Prosegur, o lado “humano” num ambiente acolhedor e sem muitos formalismos», garante.

Leia o artigo na íntegra na edição de Fevereiro da Human Resources.

Veja também estes artigos.

Ler Mais