Prosegur: Garantir o futuro da liderança

Leonor Martins
4 de Março 2019 | 12:01
Prosegur: Garantir o futuro da liderança

Com aproximadamente sete mil colaboradores, a Prosegur é um dos maiores empregadores nacionais. Tendo identificado “funções críticas” na organização, criou o “Programa de Talentos Prosegur” para dar resposta aos desafios do futuro.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

 

Por Sandra M. Pinto

 

Continue a ler após a publicidade

As “funções críticas” são funções estratégicas, de liderança de equipas, ou não, que, pelo elevado índice de rotatividade, pela dificuldade de recrutamento e selecção ou mesmo pela especificidade técnica das mesmas, se tornam essenciais e, por isso, necessárias ter em conta na definição de Planos de Sucessão. De acordo com Sónia de Oliveira e Sasportes, directora de Recrutamento, Selecção e Formação da Prosegur, «para responder ao desafio da sucessão destas funções, e para garantir o futuro da liderança da organização, em 2013, a Prosegur em Portugal publicitou e anunciou para o exterior, pela primeira vez, o ProTrainees, em diferentes meios de comunicação e também junto de universidades».

Com o Programa de Talentos, a Prosegur procura atrair, captar e reter jovens licenciados, «com elevado potencial de crescimento, que partilhem da visão Prosegur e contribuam com energia e paixão para os projectos das suas equipas», pois, como acrescenta a responsável, «este programa tem como objectivo estratégico identificar e preparar, hoje, aqueles se esperam vir a ser os futuros líderes da organização».

Para promover o ProTrainees, a empresa define, anualmente, um plano de comunicação, tendo em conta a sua participação em determinados eventos de emprego. «Falamos de feiras de empregabilidade das universidades, feiras de emprego e mesmo nas actuais feiras de emprego virtuais, onde a Prosegur se apresenta como uma boa empresa para trabalhar, revelando as suas boas práticas de Recursos Humanos e como o capital humano é considerado o seu maior valor», esclarece Sónia de Oliveira e Sasportes. «Nestes eventos registamos um elevado índice de captação de jovens licenciados à procura de uma primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho.»

De referir que os jovens candidatos são, de seguida, convidados a participar numa sessão de apresentação do Programa, na qual lhes é dado a conhecer o “Mundo Prosegur”. «São acolhidos nas nossas instalações e recebidos por um grupo de pessoas, composto não só pelos técnicos de Recursos Humanos, mas também por elementos da direcção geral, que procuram dar a conhecer o outro lado da Prosegur, o lado “humano” num ambiente acolhedor e sem muitos formalismos», garante.

Continue a ler após a publicidade

Leia o artigo na íntegra na edição de Fevereiro da Human Resources.

Veja também estes artigos.

Partilhar


Mais Notícias