OutSystems: Visão para o futuro

Fundada em 2000, a OutSystems é uma empresa portuguesa reconhecida nacional e internacionalmente pela sua capacidade de fabricar talentos.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Ao longo de 17 anos de existência, a OutSystems tem demonstrado ano após ano, todo o seu potencial de crescimento, facto muito alavancado no trabalho dos seus colaboradores. Recentemente, a empresa lançou a nível mundial um plano de compra de acções para os seus colaboradores, o qual surgiu como «forma de os recompensar, agradecendo todo o seu empenho, o qual conduziu não só ao nosso crescimento, como também ao sucesso dos nossos clientes», refere Alexandra Líbano Monteiro, People Operations director da empresa. O programa possui igualmente uma forte componente direccionada para o recrutamento de novos talentos que possam vir a complementar a forte cultura que define a OutSystems.

Carlos Alves, chief of People Operation da empresa, destaca que «este plano de incentivo centra-se em três objectivos principais: recompensar, reter e recrutar». Dirigido a todos os colaboradores da OutSystems, desde o mais júnior ao mais sénior, independentemente do número de anos que estão na organização, o plano permite que qualquer colaborador possa comprar parte ou a totalidade de acções que lhe foi atribuída, adquirindo assim, uma parte da empresa onde trabalha. «Temos verificado uma excelente aceitação por parte de toda a equipa, independentemente do departamento, ou job role», garantiu Alexandra Líbano Monteiro. «Sentimos que este programa tem contribuído para uma motivação extra por parte dos colaboradores e todo o feedback tem sido bastante positivo.»

 

Plano de benefícios

Este programa está incluído num plano mais extenso de benefícios que tem vindo a ser desenvolvido ao longo do tempo, uma vez que, como refere Alexandra Líbano Monteiro «o bem-estar dos colaboradores é um ponto-chave para o sucesso global de toda a empresa». Além de um salário competitivo, os colaboradores da OutSystems têm direito, entre outros, a um bónus anual, a seguro de saúde extensível a membros da família, a horário flexível, a subsídio de alimentação, de férias e de Natal, a uma “feira de carreiras”, a cursos ou conferências para crescimento pessoal e profissional, a telemóvel da empresa, a snacks, como café e chá, fruta e iogurtes, além de áreas de lazer no escritório e standing desks.

Para a People Operations director da OutSystems, este plano alinha-se totalmente com a política de Gestão de Pessoas. «Enquanto departamento de Recursos Humanos, os nossos objectivos centram-se em motivar os nossos colaboradores diariamente», partilha, reforçando: «Queremos incentivá-los a aprender continuamente ao longo da sua jornada na OutSystems, a questionar o status quo, a colocar ideias em causa e a apresentar novas, mais inovadoras e estratégicas. E este programa tem feito isso mesmo, no sentido em que motiva os colaboradores a superarem-se a si mesmo.»

 

Os pilares estratégicos

A estratégia de Recursos Humanos da OutSystems tem quatro pilares principais. Primeiro, o reforço do propósito, da visão que existe para o produto, com a consciência de que se trabalha para algo maior, resolvendo o grande problema de ineficiência dos departamentos de Tecnologia de Informação (TI) das empresas. «Hoje o que vemos muitas vezes são departamentos de TI ineficientes, onde os projectos implicam períodos de desenvolvimento extensos e tipicamente com taxas de satisfação dos utilizadores finais muito baixas», analisa Alexandra Líbano Monteiro, acrescentando que «a OutSystems garante a plena adequação das aplicações às necessidades do negócio e uma elevada taxa de adopção final por parte dos utilizadores», facto que leva a custos de operação significativamente mais reduzidos, sendo possível ter pequenas equipas de TI a gerir centralmente um elevado número de aplicações, assentes numa instalação escalável e de elevada performance.

O segundo factor é o contexto de empresa enquanto produto inovador e orientada para a inovação, referindo a responsável, a este propósito, o facto de esta ser uma empresa que nasce com um grupo de cinco fundadores que inventaram um produto que pretendia revolucionar a indústria de software em Portugal e no mundo. «Sermos um contexto de inovação e mudança constante leva também a uma aceleração de crescimento de competências, de aprendizagem e de enriquecimento pessoal».

O terceiro pilar assenta na cultura pois, como sublinha Alexandra Líbano Monteiro, «os comportamentos que todos partilhamos e acreditamos serem motor de qualidade e eficiência, dão sentido ao trabalho que realizamos porque o tornam mais interessante e promovem crescimento pessoal e profissional de indivíduos e equipas». Por último, importa referir que a OutSystems é uma empresa global com uma diversidade grande de perfis e backgrounds, onde cada um pode fazer a diferença, «essa interdependência, essa exposição, esse desafio, gera crescimento profissional e muito entusiasmo», destaca.

 

Leia a reportagem na íntegra na edição de Março da Human Resources Portugal.

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