Boom digital nas empresas portuguesas: 60% tem presença na internet (mais 20% do que no ano passado)

De acordo com o estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal”, desenvolvido pela Associação da Economia Digital em parceria com a IDC desde 2009, a percentagem de empresas com presença na Internet é agora 60% do número total de empresas, sendo que no estudo anterior apenas 40% das empresas tinham presença online.

 

Este crescimento, muito significativo, deve-se sobretudo ao aumento da presença na internet das micro e pequenas empresas (que representam a maioria do tecido empresarial português), face ao ano anterior, respectivamente de 30% para 48% e de 53% para 76%.

A escolha do domínio .pt pretende, maioritariamente, identificar que a origem da empresa ou a origem dos seus produtos ou serviços é portuguesa.

Das empresas com presença na internet, 82% afirmou possuir um domínio próprio e 76% referiu ter um ou mais websites desenvolvidos. O crescimento do volume das empresas com página nas redes sociais, face ao ano anterior, é significativo, situando-se actualmente nos 76%. Metade das empresas tem presença em Marketplaces, revelando-se ser esta uma abordagem comercial interessante, sobretudo para as pequenas empresas.

Segundo o estudo, quando se trata de comércio electrónico, a taxa de empresas de grande dimensão que vende online situa-se nos cerca de 52%. (27% para o total de empresas). Quando questionadas sobre a perspectiva de evolução do comércio electrónico, cerca de metade das empresas referiu que prevê um crescimento.

As empresas que têm o comércio electrónico como uma forma de exportar online os seus produtos e serviços, indicaram que os países que possuem um maior peso no volume do comércio electrónico, são a Espanha e a França, com um peso próximo dos 40%, logo seguidos do Reino Unido e dos PALOP.

A grande maioria das empresas que realiza comércio electrónico ainda não integra a loja física com a loja online, mas cerca de 25% das empresas já faz esta integração.

O investimento das empresas em marketing online continua a crescer, sendo os canais mais utilizados e com maior taxa de satisfação as redes sociais, o e-mail e a publicidade em motores de pesquisa.

O estudo da ACEPI/IDC estima que o valor do comércio electrónico B2B/B2G em Portugal (vendas de empresas a outras empresas ou ao Estado) ultrapasse os 103 mil milhões de euros este ano.

O mesmo estudo mostra ainda que a utilização da Internet continuou a crescer ao longo dos últimos anos e, em 2019, a penetração atingiu os 3/4 dos portugueses. Já considerando o efeito da pandemia prevê-se que este ano, a penetração da internet atinja os 81% da população.

O Norte, Centro e Alentejo são as regiões do país que apresentam as menores taxas de penetração na utilização da internet.

O estudo indica também que mais de metade dos utilizadores de internet já fez compras online (51%) em 2019, estimando-se que, esse valor cresça para 57% em 2020, devido à pandemia.

A pandemia é também responsável pela alteração de comportamentos de compra online, cerca de 60% dos compradores online afirmam ter aumentado o valor das suas compras através da internet.

A intensidade de compras na Internet aumentou com 73% dos compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês.

Compra-se agora mais em lojas online portuguesas e menos em sites estrangeiros. O que terá também a ver com a existência de mais lojas online portuguesas. Os compradores online em Portugal, na sua grande maioria, confiam nos serviços digitais e nas lojas online, existindo cada vez menos receio na sua utilização.

O Estudo da ACEPI/IDC estima que o valor do comércio eletrónico B2C (compras realizadas por consumidores portugueses) tenha ultrapassado os seis mil milhões de euros em 2019, representando atualmente 2,9% do valor do PIB. Para 2020, estima-se que o valor do B2C alcance quase os oito mil milhões de euros.

O Portugal Digital Summit’20 tem lugar de 19 a 23 de Outubro reunindo mais de 250 líderes digitais, com transmissão directa na internet em portugaldigitalsummit.pt  a que poderá aceder mediante inscrição aqui.

Faz parte de um vasto conjunto de iniciativas que integram a Portugal Digital Week’20, um evento promovido e realizado anualmente pela ACEPI desde 2003, e que este ano conta com o apoio do Ministério da Economia e da Transição Digital, e que tem o .PT como parceiro institucional, e o patrocínio da Capgemini, da DPD, da Mastercard, dos CTT, da Unicre, da Ifthenpay, Altice, Hipay e Oracle; e o apoio da SAGE e do Sapo.

As principais conclusões do estudo foram apresentadas hoje, no Portugal Digital Summit’20.

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