O Building The Future, que decorreu de 26 a 28 de Janeiro, volta a desafiar todos os programadores, sejam estudantes ou profissionais com vários anos de experiência, inovadores e empreendedores, a participar no Hackathon.
Esta edição, patrocinada pela Galp, através da sua plataforma de inovação aberta, a Upcoming Energies e com a parceria da Microsoft e da InnoEnergy, construção da imatch e apoio da TAIKAI, desafia todos os interessados a ultrapassar as fronteiras da tecnologia para construir um futuro “Low Carbon”.
Com prémios de três mil euros para o melhor projecto, 1500 e 500 euros para os segundo e terceiros lugares, respectivamente, o Building The Future Hackathon de 2022, consciente da importância de reduzir a pegada de carbono e para impulsionar a inovação neste âmbito, desafia os participantes e a encontrar soluções, ferramentas ou softwares inovadores nos seguintes desafios:
- Baterias de Veículos Eléctricos: aplicação de uma segunda vida de Baterias em Veículos Eléctricos para maximizar a sua utilização de uma forma eficiente e ecológica;
- Financiamento da Transição Energética: facilitar e tornar mais acessível a aquisição de activos de energia limpa através de financiamento;
- Encontrar os melhores locais para comunidades solares: identificar pontos/locais solares privilegiados com melhor potencial para desenvolver comunidades solares urbanas;
- Soluções alternativas de energia solar fotovoltaica: melhorar o ordenamento territorial para aplicação de energias renováveis e soluções solares fotovoltaicas alternativas;
- Optimização de Postos de Abastecimento de Hidrogénio: melhorar a gestão do funcionamento dos postos de abastecimento e a experiência do cliente.
Para responder a estes desafios, os interessados deverão organizar-se em equipas de, no máximo, cinco elementos, identificando a área para a qual querem apresentar a sua solução. Na primeira fase, as equipas terão até dia 6 de Março para escolher o desafio e desenhar uma primeira concepção do projecto, definindo o problema, a proposta de valor, a solução, a tecnologia e os membros da equipa.
As 10 melhores propostas passarão, posteriormente, à fase de desenvolvimento e, após receberem os créditos do Microsoft Azure, têm até dia 27 de Março para desenvolver o protótipo e submeter para validação. Após o envio, as equipas terão ainda de fazer um pitch da sua solução ao júri da iniciativa, que irá seleccionar os cinco finalistas e que, de 31 de Março a 7 de Abril, terão de arrecadar o maior número de votos possível do público.
Para participar nesta iniciativa, os interessados deverão efetuar a sua inscrição até ao dia 20 de Fevereiro através da plataforma da TAIKAI.














