CA Seguros: Mais autonomia, maior produtividade

A CA Seguros afirma-se uma empresa que promove o crescimento e a autonomia dos colaboradores, bem como um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Esta seguradora, enquanto marca empregadora, define- se pelas suas pessoas e conta com uma cultura forte de cooperação, de orgulho na “camisola” e de ambição para melhorar.

De acordo com Margarida Couto, membro do Conselho de Administração Executivo da CA Seguros, «os prémios no âmbito dos estudos do clima organizacional têm fortalecido a nossa visibilidade no mercado. Temos percebido que os candidatos que entram nos nossos processos de recrutamento vêm às entrevistas com uma ideia muito positiva do que é trabalhar na CA Seguros. Isso é, também, algo que nos orgulha».

A CA Seguros promove várias iniciativas com o objectivo de reforçar o envolvimento dos colaboradores, incluindo regras claras de progressão profissional, um processo de avaliação de desempenho transparente e justo, remunerações adequadas às funções e experiência e um leque diversificado de benefícios. A empresa aposta muito na comunicação, com partilha de informação relativa ao seu desempenho. Além disso, promove iniciativas que reforçam as relações sociais e o espírito de equipa dos colaboradores.

Após a pandemia de Covid-19, foi implementado na empresa um novo modelo de trabalho em regime híbrido e, desde então, a CA Seguros tem procurado adaptar e melhorar várias vertentes, nomeadamente: o reforço da comunicação interna; a actualização dos vários benefícios, com a finalidade de melhorar a saúde mental e física (melhoria nas coberturas do seguro de saúde, consultas online gratuitas com um profissional de psicologia, sessões de ginástica laboral online e workshops de saúde mental); a participação em convívios regulares; alterações nos espaços (já não há lugares fixos e foi diminuído o número de postos de trabalho, adoptando o modelo de free sitting e openspace); melhoria das ferramentas disponíveis para o teletrabalho.

Margarida Couto acrescenta que «todos os anos é desenvolvido um conjunto de acções de formação que visa promover comportamentos, conhecimentos e saber fazer, proporcionando o aumento de competências a nível pessoal, organizacional e/ou técnico. O retorno destas iniciativas verifica-se principalmente ao nível da motivação, satisfação e envolvimento dos nossos colaboradores o que, por sua vez, se reflecte no empenho e esforço despendido, no aumento da produtividade e na qualidade das decisões tomadas por cada um no âmbito da sua função. E este forte alinhamento promove o nosso sucesso enquanto organização».

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº.148) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais