Cachapuz: «Todos os dias são dias para aprender e evoluir»

Aliar um bom ambiente de trabalho ambiente de excelência, inspirador, desafiante e seguro ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores tem sido uma das prioridades da Cachapuz.

 

Na Cachapuz acredita-se que «não existem empresas sem pessoas, pois são elas que criam, desenvolvem, inovam e contribuem para o crescimento das empresas. A Gestão de Pessoas é fundamental e está assente numa política de apoio muito forte, tendo como foco o bem-estar, a satisfação, a retenção e a motivação dos nossos colaboradores», salienta Graça Cunha Coelho, CEO da empresa portuguesa que se dedica à concepção, produção e comercialização de soluções para pesagem industrial.

Para além das pessoas, o que distingue esta empresa que conta com mais de um século de existência é, na opinião da sua responsável, «a enorme capacidade para inovar e para se transformar, acompanhando os mercados, as tendências e as necessidades dos seus clientes. Ao longo de 100 anos, a Cachapuz cresceu e evoluiu, investiu em tecnologia de ponta, no conhecimento e em formação e ajustou a sua oferta às várias solicitações. Não é por acaso que é hoje líder nacional no sector da pesagem e, no estrangeiro, referência incontornável junto de grandes empresas de renome», destaca. «O nosso percurso tem sido único e, a nosso ver, verdadeiramente exemplar.»

A participação do Índice da Excelência é vista pela Cachapuz como mais uma ferramenta num caminho constante de melhoria. «Todos os dias são dias para aprender e evoluir», afirma Graça Cunha Coelho. «Temos feito de tudo para nos mantermos unidos e motivados no caminho que consideramos ser o certo. Queremos, juntos, construir um futuro mais sustentável e mais optimista, proporcionando, aos nossos clientes, a melhor oferta, e, às nossas pessoas, um ambiente de excelência, inspirador, desafiante e seguro». E por isso estão focados «na capacitação, na formação profissional, na partilha de ideias e de sinergias e na criatividade».

No âmbito da Gestão de Pessoas, as boas práticas da Cachapuz passam por aliar um bom ambiente de trabalho ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. E CEO concretiza: «Em 2020, lançámos a Cachapuz Academy e o Ecossistema de Inovação, espaços destinados às nossas pessoas e que fomentam a aquisição de novas competências, a partilha de conhecimento e a troca de ideias, num ambiente mais descontraído e propício à criatividade.» A Cachapuz vai ainda criar uma biblioteca Interna «que será mais um espaço de convívio e de lazer para as nossas pausas».

A estas acrescem regalias há muito implementadas, «como a cantina, a oferta do passe para transportes públicos, o apoio à natalidade, a folga no dia de aniversário, o seguro de saúde e os protocolos com descontos em diversas empresas», acrescenta.

Quanto ao futuro, Graça Cunha Coelho acredita que, «num mundo cada vez mais vulnerável, incerto, complexo e ambíguo, o maior desafio é assegurar que as pessoas estão preparadas para responderem assertivamente aos novos tempos», e mantê-las «focadas, envolvidas e felizes na construção de um futuro sólido e sustentável».

 

Este artigo foi publicado na edição de Fevereiro (nº.122) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, pode comprar a versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais