Carla Caracol recebe prémio Melhor Comunicadora de RH

Carla Caracol, directora de Recursos Humanos do Grupo Renascença Multimédia, vai receber o prémio Melhor Comunicadora de RH no próximo dia 28 de Junho, na Gala RH, promovida pela DCH – International Organisation of Human Capital Managers, em parceria com a WTC e o Foro Recursos Humanos. É a primeira vez que o evento se realiza em Portugal. 

 

O percurso profissional de Carla Caracol, vencedora do prémio Foro Recursos Humanos para o/a Melhor Comunicador/a de RH, iniciou-se, formalmente, há mais de 20 anos. Após vários verões, desde a adolescência, a trabalhar num programa de ocupação de tempos livres na INCM, a paixão pela Gestão de Pessoas foi-se consolidando e, nessa sequência, assim que concluída a licenciatura, começou a trabalhar numa consultora, dedicando-se à Gestão de Carreira. Mas, ao fim de um ano, decidiu participar no lançamento de um negócio familiar, tendo assumido a sua gestão, ingressando na Espírito Santo Seguros após a sua consolidação. «Foi um trajecto muito feliz, com inúmeros projectos, tão distintos quanto desafiantes, tendo tido a oportunidade de assumir funções administrativas, técnicas e de gestão, em várias áreas de negócio, e acumular essas mesmas funções noutra empresa seguradora do Grupo BES», conta. Em 2010, foi convidada para iniciar, de raiz, um Departamento de Recursos Humanos que, a partir de 2015 passou a ser partilhado por várias outras empresas do mesmo Grupo, nos domínios da Gestão de Activos. Em 2017, surgiu o convite para ingressar no sector da Comunicação Social. «Ao longo deste percurso profissional, procurei sempre ir consolidando competências e adquirindo conhecimentos multidisciplinares, apostando na formação contínua», realça.

Tendo sido distinguida como “Melhor Comunicadora”, Carla Caracol faz notar:

«Quem tem por missão gerir pessoas tem de, necessariamente, deter excelentes competências comunicacionais. O sucesso, entenda-se como o valor percebido para os colaboradores e os resultados obtidos pelas organizações, passa consistentemente não apenas pela concepção, desenvolvimento e implementação de processos de excelência, estrategicamente definidos, sustentados em boas práticas resultantes de benchmarking, mas sobretudo pela forma como estes são comunicados interna e externamente.

Quando referimos que a humanização é uma tendência incontornável na Gestão de Recursos Humanos, é inquestionável que esta pressupõe a personalização e a adequação pela unicidade. À semelhança da liderança, que tem de ser situacional e transformacional, a comunicação pressupõe exactamente o mesmo perfil: o respeito pela parte, de forma a mobilizar o que de melhor cada um tem, com o desejo de concretização de um projecto comum.

A comunicação tem esse poder de boost individual e grupal, agregando vontades, conduzindo à optimização do talento detido, o qual é potenciador da inovação através de comportamentos positivamente diferenciadores.»

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