
Carlos Sezões, Darefy: Mudança nos processos de educação e formação, cultura e liderança empresarial como drivers para o aumento da produtividade
No seu comentário à LVIII edição do Barómetro Human Resources, Carlos Sezões, Managing partner da Darefy – Leadership & Change Builders, defende que «as organizações devem desenvolver maior capacidade de gestão intercultural e criarem ambientes inclusivos, para que a diversidade seja um indutor da performance.»
«Os resultados do Barómetro oferecem uma visão realista sobre vários temas. Focar-me-ei em dois. Primeiro, a produtividade. Sendo esta uma relação entre recursos/ inputs e resultados/ outputs, pressupõe que os primeiros possam gerar mais valor. Aqui, é para mim evidente que, se 1) as pessoas estarão, em média, cada vez mais capacitadas e 2) a inovação tecnológica acelera cada vez mais a capacidade produtiva e a eficácia dos processos, serão dimensões como a liderança e gestão e os modos de organização do trabalho que bloqueiam uma maior subida da produtividade.
Tal tem sido objecto de debate em Portugal (cuja produtividade, pelos dados da Comissão Europeia, representa 80% da média da EU) como em toda a Europa. Parece-me evidente uma enorme necessidade de mudança nos processos de 1) educação e formação e 2) cultura e liderança empresarial. É insano gerir talento no século XXI, na era de transformação com base em tecnologias digitais e inteligência artificial, com metodologias e estruturas de gestão do século XX. Linhas de rumo para a transformação: maior transparência, agilidade, autonomia; e foco na aprendizagem contínua.
Segundo, a imigração. Sim, é inevitável (e, na minha óptica, positivo) que tenhamos um mercado de trabalho mais diverso e cosmopolita. Desafio para as organizações: desenvolverem maior capacidade de gestão intercultural e criarem ambientes inclusivos, para que a diversidade seja um indutor da performance.»
Este testemunho foi publicado na edição de de Junho (nº. 174) da Human Resources, no âmbito da LIX do seu Barómetro.
Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.