Católica promove curso executivo em financiamento bancário de empresas

‘Conhecer para melhor decidir’ – assim se define o mote da nova formação executiva da Católica Porto Business School, pensada para capacitar os participantes das ferramentas essenciais para um melhor entendimento relativo aos produtos bancários e à forma de decisão dos bancos no processo de concessão de crédito das empresas.

 

Embora se tenham verificado nas últimas décadas alterações profundas na actividade financeira, o financiamento bancário ainda é a principal fonte de financiamento das empresas nacionais. Esta realidade torna-se mais significativa quando pensamos nas micro e PME, e nas suas tradicionais dificuldades de diversificação das fontes de financiamento através de dívida (mercado de capitais) e capital de risco.

O economista Paulo Alcarva, director do curso executivo em Financiamento Bancário de Empresas, lançado pela Católica Porto Business School, explica: «pretende-se também fazer o enquadramento do crédito com o sistema bancário português, o qual está integrado no espaço do projecto faseado de construção de uma União Bancária, promovendo uma perspectiva global do negócio no quadro legal e regulatório que condiciona a actividade creditícia».

Ao longo do curso serão abordados temas como os princípios fundamentais do crédito bancário, enquadrados por uma abordagem contratual, por forma a fazer-se com transparência e literacia a transposição das fichas técnicas do financiamento para a formalização do contrato; foco nas operações, com o detalhe dos instrumentos de financiamento segmentados por tipologia de necessidades das organizações, desde as soluções mais convencionais às estruturas menos padronizadas e ainda será abordado o enquadramento do crédito com o sistema bancário português, o qual está integrado no espaço do projecto faseado de construção de uma União Bancária, promovendo uma perspectiva global do negócio no quadro legal e regulatório que condiciona a actividade creditícia.

Leccionado em formato presencial, o curso terá uma duração de 80 horas e terá início em Setembro. Há também a possibilidade de o aluno realizar o curso em acesso remoto se essa for a opção da sua preferência.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*