Centro de Formação Cesae Digital Porto reabre hoje e tem um projecto para aumentar a participação das mulheres na área das TI
O Centro de Formação Cesae Digital Porto, que celebra 39 anos, está preparado para reabrir suas portas hoje, dia 28 de Fevereiro, às 15h30.
O evento será um momento de apresentação da realização dos objectivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o valor de 200 mil euros, no capítulo “Modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional” e apresentação do compromisso do CESAE Digital com a agenda da requalificação digital (Digital Reskilling) enquanto estratégia essencial para a (Re)Qualificação de Talentos Digitais e Capacitação das Empresas.
Com 47% de mulheres formandas em cursos digitais, o Cesae pretende ainda promover neste evento a igualdade de género nas áreas tecnológicas, com o projecto Girls Can Code, que visa aumentar a participação das mulheres em formações digitais e inspirar mais mulheres a seguirem carreiras no sector.
Testemunhos e storytelling serão compartilhados para enfatizar a importância da representatividade feminina nas tecnologias. De acordo com dados do Eurostat, apenas 0,7% dos especialistas em TIC em Portugal são mulheres. O projecto Girls Can Code pretende mudar esse panorama, incentivando mais mulheres a entrarem no mundo da tecnologia e contribuindo para o crescimento do PIB europeu, conforme evidenciado pelo estudo “Women in Tech” da McKinsey & Company.
Além disto, será ainda discutido o papel fundamental da Formação Empresa como um activo estratégico na oferta formativa do CESAE Digital, com mais de 500 PME intervencionadas em 2023.
Esta reabertura, fruto da concretização do PRR, contará com a presença de Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho e Miguel Cabrita, antigo secretário de Estado adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional e actual deputado da Assembleia da República.