CEO – Prémios Human Resources 2023

Qual o Presidente / CEO com quem mais gostaria de trabalhar?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

Clara Raposo

Clara Raposo é Vice-Governadora do Banco de Portugal e professora catedrática de finanças no ISEG. Foi eleita Presidente do ISEG em julho de 2018, cargo que exerceu durante mais de 4 anos. Doutorada pela London Business School, foi professora na Universidade de Oxford.
Durante o seu mandato, o ISEG estreou-se nos rankings Financial Times com o Master in Finance e a Executive Education e entrou nas FT Top European Business Schools, para além de ter conquistado a acreditação AACSB, renovado a acreditação AMBA e sido elegível para a acreditação EQUIS, que completará a triple-crown.
É membro da Academia das Ciências de Lisboa, do conselho consultivo do BCSD Portugal e Embaixadora Aliança ODS Portugal (Nações Unidas). Foi Presidente do Conselho de Administração da Greenvolt desde o IPO e vogal da Direção do IPCG – Instituto Português de Corporate Governance, até ao novo desafio no BdP.

 

Isabel Vaz

Isabel Vaz é Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde desde 1999, liderando mais de 13800 mil colaboradores em 28 unidades de saúde, entre as quais o Hospital da Luz Lisboa.
Iniciou a sua vida profissional como investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET). Foi Engenheira de Projeto Fabril no Grupo Atral Cipan. Em 1992, ingressou na McKinsey, onde foi senior consultant durante sete anos.
Foi membro do Conselho de Faculdade da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa. E membro do International Advisory Board do The Lisbon MBA, da mesma Faculdade. Foi ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa.
Em 2015, recebeu o prémio do Jornal de Negócios «Excellens Oeconomia», como melhor gestora do ano em Portugal. Em 2017, recebeu o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2017, atribuído pelo IST a antigas alunas que se distinguiram no seu percurso profissional e social. Em 2019, foi considerada uma das 10 mulheres portuguesas mais poderosas, pela revista Forbes. Em 2023, foi pela 8ª vez consecutiva considerada uma das mulheres mais influentes de Portugal pela Revista Executiva.
É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1990) e tem um Master of Business and Administration (MBA) pela Universidade Nova de Lisboa (1994).

 

José F. Gonçalves

Tem desenvolvido a sua carreira na Accenture há mais de 29 anos. Juntou-se à empresa em Portugal em 1994, após ter concluído a Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Durante a sua carreira profissional, esteve focado em projetos estratégicos de transformação digital, design organizacional, engenharia de processos de negócios e serviços e implementação e outsourcing de TI.
Conta com mais de 25 anos de experiência em consultoria, tecnologias de informação e outsourcing, tendo colaborado com as principais organizações nos mais diversos setores da economia, com uma forte especialização em Utilities e Energia.
Possui um Certificado CPIM pela APICS Northern Colorado, um Certificado PDCG pela Universidade Católica Portuguesa, um Certificado PADE pela AESE / IESE Business School e concluiu o Advanced Management Program pela Northwestern University – Kellogg School of Management.
José Gonçalves é atualmente o Presidente do Conselho de Administração da Accenture Portugal e também membro da Comissão Executiva da Accenture Iberia.

 

 

Miguel Almeida

Miguel Almeida é o CEO da NOS, cargo que ocupa desde 2013. Com uma licenciatura em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e MBA pelo INSEAD, exerceu, antes da fusão da qual resultou a NOS, o cargo de CEO da Optimus desde 2009. Foi também Administrador Executivo da Optimus, com os pelouros de Marketing e Vendas, e Diretor de Marketing da Modelo Continente, SGPS.

 

Miguel Stiwell de Andrade

O Miguel Stilwell d’Andrade é o CEO da EDP, uma empresa global de energia, com 75% da energia produzida a partir de fontes renováveis. Nos últimos vinte anos, desempenhou funções de liderança na EDP, incluindo CFO, CEO da EDP Espanha e da EDP Comercial e foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição. Adicionalmente, como Diretor de Desenvolvimento Corporativo e M&A do Grupo EDP, o Miguel liderou várias transações que definiram as fundações do grupo EDP, incluindo a aquisição da Hidrocantabrico em Espanha em 2005, a aquisição da Horizon Wind Energy nos EUA em 2007, e o lançamento em bolsa da EDP Energias do Brasil em 2005 e da EDP Renováveis em 2008. Assumiu o cargo de CEO da EDP e da EDP Renováveis em Janeiro de 2021.
O Miguel tem um MBA pelo MIT Sloan School of Management e é licenciado pela Universidade de Strathclyde (Escócia) com um M.Eng em Engenharia Mecânica.

 

 

Nelson Pires

________________________

 

 

Paulo Macedo

Paulo Moita de Macedo tem um longo e reconhecido percurso de gestor, nos setores público e privado. É Presidente da Comissão Executiva da CGD desde 2017. Foi Ministro da Saúde de 2011 a 2015. Fez carreira, de 1993 até 2011 no BCP, onde foi Vice-Presidente. Foi Diretor-Geral das Contribuições e Impostos entre 2004 a 2007. Começou a vida empresarial na consultora Arthur Anderson (atual Deloitte), entre 1986 e 1993. É licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, completou o Programa de Alta Direção de Empresas – PADE da AESE/IESE. Participou formações executivas no MIT, Harvard Business School, INSEAD e IMD. É professor catedrático convidado no ISCSP e no ISEG. Em 2016 foi-lhe atribuída a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Da passagem por todos estes setores trouxe o reconhecimento de um percurso ao serviço das pessoas e das organizações e a procura de pontos de equilíbrio e a busca de consensos. Em 2021 foi premiado, pela Human Resources, como “Personalidade do Ano”.

 

 

Pedro Castro e Almeida

Pedro Castro e Almeida é Country Head do Santander em Portugal, Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva do Banco Santander Portugal desde 2019, tendo integrado a mesma em 2009. A sua ligação ao Banco em Portugal teve início em 1993, tendo tido responsabilidades em várias áreas. Entre 2007 e 2009 foi membro do conselho de administração do Banco Santander Totta e do Banco Santander de Negócios Portugal. Foi ainda presidente do Santander Totta Seguros durante sete anos, entre 2005 e 2012.
Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, frequentou várias escolas de negócios na Europa e nos Estados Unidos, nomeadamente INSEAD, Harvard Business School, Kellogg e Stanford Business School.

 

 

Rogério Campos Henriques

Rogério Campos Henriques é Presidente da Comissão Executiva da Fidelidade, seguradora líder nos ramos Vida e Não Vida em Portugal e Presidente do Conselho de Administração da Multicare, tendo como responsabilidades as áreas de Sistemas de Informação, Advanced Analytics, os Recursos Humanos e o Marketing, bem como a Área de Seguros de Saúde.
Faz também parte do Advisory Board da CIONET em Portugal e do IDC CIO Council, e é na Associação Portuguesa de Seguradores (APS) responsável pela coordenação da Comissão Operacional “Segurnet” – a plataforma de SI da APS que presta serviços às seguradoras portuguesas.
Antes de ingressar na Fidelidade, trabalhou durante vários anos (1994-2002) na consultora The Boston Consulting Group em Portugal e Espanha, como gerente sénior nas práticas de Telecomunicações e Serviços Financeiros e mais tarde no Grupo Portugal Telecom (2003-2008).
É formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e possui um MBA pelo INSEAD.

 

Rui Miguel Nabeiro

Rui Miguel Nabeiro é CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Grupo que conta com mais de 30 empresas distribuídas por vários sectores mantendo o café como atividade principal. Presente em mais de 40 países e com Operações Diretas em 8 – Portugal, Espanha, França, Suíça, Luxemburgo, Angola, Brasil e China – e com cerca de 3 800 colaboradores, o Grupo detém a maior torrefação de café da Península Ibérica.
Licenciado em Gestão de Empresas e Mestre em Gestão Aplicada pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou o seu percurso profissional em Madrid, passando também por Itália e Suíça. É Administrador do Grupo Nabeiro desde 2009 e no seu percurso destacam-se a introdução de novas categorias no portfolio do Grupo, a aposta em inovação e a acentuada expansão da área Internacional e da diversificação do negócio.
Tem como missão o desenvolvimento dos seus colaboradores, das marcas e do negócio, colocando a Delta Cafés no top 10 dos coffee players mundiais.
Desde 2022, Rui Miguel Nabeiro assume ainda a Presidência da Câmara do Comercio e Indústria Portuguesa, assim como a Presidência da International Coffee Partners.

 

 

 

Participe e vote AQUI