CEOs do sexo feminino inspiram executivas a chegar mais longe

Uma pesquisa da Weber Shandwick revela que as profissionais que trabalham em organizações lideradas por mulheres são mais propensas a querer tornar-se CEO.

O relatório “The Female CEO Reputation Premium” revela que, em média, apenas 23% das executivas querem um dia desempenhar funções de CEO. No entanto, quando estas são lideradas por uma mulher a percentagem sobe para 29%.

Gail Heimann, presidente da Weber Shandwick, explica que ter uma mulher como CEO motiva as colaboradoras do sexo feminino a lutar pelas posições de topo. «Estes resultados conduzem à conclusão inegável de que, se realmente queremos a igualdade de género no topo, devemos colocar mais mulheres em posições de CEO e devemos fazê-lo agora», afirma o responsável.

De acordo com a Weber Shandwick, a maioria (69%) dos entrevistados considera importante haver mais CEOs femininos à frente das organizações – uma opinião mais partilhada pelas mulheres do que pelos homens (84% contra 60%, respectivamente) e justificada com a necessidade de criar mais modelos femininos e mentores por 58% das mulheres e 50% dos homens.