
Chegar ao topo: igual para homens e mulheres?
Quase uma em cada cinco mulheres (17%) acredita ser impossível para as profissionais do género feminino alcançar funções de gestão sénior, revela uma pesquisa conduzida pela operadora de Telecomunicações britânica O2.
O estudo, que faz parte da campanha “Women in Leadership” da O2, mostra também que quase metade (48%) das mulheres que trabalham em funções de gestão ou de gestão sénior acreditam que todos os decisores na sua empresa são do sexo masculino. Apesar disso, 28% das entrevistadas afirmam ter o sonho de se tornarem CEO, enquanto 35% querem fazer parte do quadro administrativo de uma organização.
O relatório, divulgado na revista britânica Human Resources, investigou ainda a forma como as mulheres olham para as suas concretizações. Quando questionadas sobre o factor que mais contribuiu para o seu sucesso profissional, a “sorte” foi a resposta mais comum, apontada por 35% das participantes. Apenas 27% consideraram a formação de qualidade, e somente 13% citaram o facto de as organizações trabalharem para incentivar a progressão e promoção na carreira.