Ciclo Fidelidade-Culturgest traz a Lisboa um dos maiores investigadores de IA

As máquinas estão a assumir cada vez mais funções que antes eram delegadas aos humanos. Poucos entendem esse futuro melhor do que Stuart Russell, um dos maiores investigadores mundiais na área da Inteligência Artificial (IA), que está em Portugal para fechar o ciclo de conferências Fidelidade-Culturgest. 

 

O ciclo de conferências Fidelidade-Culturgest dedicada à Inteligência Artificial (IA) termina hoje, no Grande Auditório da Culturgest, com a conferência “IA: Humano Compatível”, protagonizada pelo norte-americano Stuart Russell, um dos mais importantes investigadores mundiais nesta área e uma das principais autoridades em robótica e bioinformática.

Professor de Engenharia Eletrotécnica e Ciências da Computação na UC-Berkeley e Professor Adjunto de Neurocirurgia da Universidade da Califórnia, em São Francisco, vem a Lisboa falar sobre os perigos, as contribuições e as mudanças que a inteligência artificial poderá causar na sociedade.

Mas o programa começa às 16h00, com o debate om o debate “IA: Especulações”, que conta com a participação de Ana Paiva, professora catedrática de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico (IST) e coordenadora de investigação em IA e Agentes Autónomos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa; André Martins, investigador na Unbabel, professor convidado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no IST; e Arlindo Oliveira professor catedrático de Engenharia Informática e presidente do IST; e o moderador Tiago Domingos, do IST.

Neste último debate do ciclo, os convidados vão explicar como estão a ser pensados modos de promover um comportamento social benéfico entre máquina e humano. Discutir-se-à o potencial de desenvolvimento das tecnologias com a ambição de reproduzir a inteligência e a linguagem humana em suportes digitais, o seu possível papel na futura expansão da humanidade para outros sistemas solares, assim como possíveis cenários que poderão levar a dois extremos: da expansão da inteligência humana até à extinção da humanidade.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Culturgest e a Fidelidade dedicado ao tema da IA, tendo decorrido entre 17 de Abril e 5 de Junho. Contou com a participação de vários especialistas nesta matéria, entre os quais Luísa Coheur, Pedro Bizarro, Millind Tambe, Luís Moniz Pereira, Manuel Dias, Virginia Dignum e André Martins.

Ler Mais