Cinco benefícios de uma alimentação saudável (também) no trabalho
Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho, concluiu que uma alimentação inadequada no ambiente de trabalho, pode reduzir até 20% da produtividade e eficiência dos colaboradores.
Cada vez mais as empresas se consciencializam para a importância e necessidade de incentivar os seus colaboradores a terem uma alimentação mais saudável, como uma estratégia de promoção de qualidade de vida no trabalho.
A Workwell elaborou uma lista com alguns dos principais benefícios da promoção de uma alimentação saudável na sua empresa:
1. Qualidade de vida
A obesidade constitui um grande problema da actualidade. Para além de haver uma oferta infindável e cada vez mais acessível de alimentos repletos de açúcares e gorduras, estamos cada vez mais sedentários, o que prejudica severamente o bem-estar físico e mental.
Outros factores como o sono, o sistema imunitário, o stress, a ansiedade e o humor, influenciam positivamente ou negativamente a qualidade de vida. Este efeito pode ser prevenido com uma alimentação saudável e equilibrada.
Uma alimentação saudável tem a capacidade de potenciar o bom funcionamento do corpo e sistema imunitário, evitando o aparecimento de doenças. Assim, investir numa boa alimentação e promover a adopção de melhores hábitos, é a garantia de uma equipa produtiva, com maior e melhor desempenho e qualidade de vida.
2. Aumento e melhoria do desempenho
O cansaço causado pela alimentação rica em açúcares e gorduras, torna o metabolismo lento, comprometendo seriamente o desempenho do colaborador. Quando este não se alimenta bem, o impacto disto nos índices de produtividade é notório.
Contrariamente, quando o colaborador se alimenta de forma saudável e equilibrada, dificilmente se sentirá cansado, o que o permite retomar às suas tarefas com disposição e energia, potenciando o seu nível de desempenho.
3. Melhoria na concentração e memória
Em quantidades adequadas, o consumo de nutrientes que são bons para o organismo, poderá aumentar o nível de concentração e desempenho do colaborador. Existem inclusive alimentos que são favoráveis à melhoria da concentração e da memória, é essencial o incentivo ao seu consumo.
4. Redução de custos com doenças
O absentismo afecta a empresa e a sua produtividade. A ausência de um colaborador, além de comprometer o desempenho da empresa, ainda traz custos acrescidos para esta.
Nem sempre a empresa consegue substituir um colaborador com baixa médica prolongada, o que causa uma lacuna no processo produtivo. A melhor estratégia que uma empresa pode adoptar é cuidar preventivamente da saúde dos seus colaboradores, promovendo estratégias para manter bons hábitos e a qualidade de vida destes. Investir na boa alimentação das equipas é essencial para evitar agravantes, tanto para o colaborador como para a empresa, o que decerto reduzirá os custos desta a longo prazo.
5. Melhoria do humor, da satisfação com a empresa e redução da rotatividade
A alimentação saudável também contribui para evitar o mau humor, pois certas hormonas são libertadas, hormonas estas que intensificam a sensação de felicidade e tranquilidade. Uma equipa motivada é sinónimo de colaboração e entreajuda.
Uma empresa que demonstra preocupação com factores como a alimentação dos seus colaboradores, transmite-lhes uma sensação de cuidado e sensibilidade que irá influenciar positivamente a visão que estes têm da empresa, aumentando assim a sua retenção. É importante que a empresa demonstre que se preocupa com o bem-estar da sua equipa, pois a satisfação do colaborador é um factor determinante para o sucesso das duas partes — a fidelização vem do sentimento de uma relação de cuidados mútuos.