Cinco dicas para as empresas não perderem talentos

O mercado de trabalho actual está cada vez mais competitivo e as empresas precisam de se esforçar para reter os seus talentos. Segundo um estudo da consultora Mercer Portugal, mais de 50% das empresas portuguesas admitem ter dificuldades em reter talentos. A rotatividade de funcionários pode ser um grande problema, pois pode levar à perda de produtividade, aumento dos custos e redução da motivação dos colaboradores.

Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital 

 

Deste modo, importa conseguir reter talentos. Mas como? Neste artigo, veremos algumas dicas para as empresas não perderem talentos e manterem os seus colaboradores motivados e fiéis.

Oferecer benefícios e salário atractivos

O pacote de benefícios é um dos principais factores que os funcionários levam em consideração na hora de escolher uma empresa para trabalhar. Por isso, é importante que as empresas ofereçam um pacote competitivo. Por exemplo, pode oferecer benefícios como um plano de saúde, vale-transporte, seguro de vida e/ou formação profissional. E, claro, muitas pessoas trocam de trabalho porque sentem que não são bem remunerados e procuram melhores condições, por isso, assegure que oferece um valor justo e atractivo.

 

Criar um ambiente de trabalho positivo

A saúde mental é muito importante e, cada vez mais, um factor relevante para uma pessoa ficar ou não numa empresa. Os trabalhadores são mais propensos a permanecer em empresas onde se sentem valorizados e respeitados. Por isso, é fundamental criar um ambiente de trabalho positivo, onde os funcionários se sintam motivados e inspirados. Pode criar programas de bem-estar que se foquem na saúde física e mental dos colaboradores e, adicionalmente, organizar momentos de team building para desenvolver a confiança e harmonia entre a equipa.

 

Oferecer reconhecimento e oportunidades de crescimento

As pessoas querem sentir que o seu trabalho é valorizado e que existe um caminho próspero a seguir, caso escolham permanecer na empresa. Assim, é importante reconhecer os esforços e conquistas dos seus colaboradores. Além disso, também deve oferecer oportunidades de crescimento, não só ao nível de formação, como também dando a oportunidade de os colaboradores crescerem profissionalmente na empresa e oferecendo bónus por conquista de objectivos.

 

Oferecer flexibilidade e trabalho remoto

A flexibilidade no trabalho também é um enorme benefício para as gerações actuais. As pessoas procuram um trabalho que seja flexível e que lhes permita viver uma vida equilibrada. Segundo um estudo global da Robert Walters, 44% dos profissionais portugueses consideram que a sua produtividade aumentou a trabalhar remotamente. Além disso, os factores principais para uma maior produtividade dos portugueses são mais flexibilidade nos horários de trabalho (58%) e maior autonomia (54%). Desta forma, é importante oferecer opções de trabalho flexíveis, como home office, horários flexíveis, entre outros.

 

Ter uma boa comunicação

Uma boa comunicação é a base para o sucesso das relações e nas empresas funciona da mesma forma. Seja transparente com os seus colaboradores em relação a metas, estratégias e resultados. Eles querem e gostam de saber o que está a acontecer. Por outro lado, também é importante ouvir o que os seus funcionários têm para dizer, pois querem sentir-se ouvidos e valorizados. Por conseguinte, deve criar canais de comunicação para que os seus funcionários possam expressar suas opiniões e sugestões. O feedback deve circular de maneira bilateral e não apenas unilateral. Pode, por exemplo, criar uma política de feedback trimestral ou semestral. Apostar num plano de carreira, é também uma forma de melhorar a experiência dos trabalhadores e fazer com que percebem melhor a sua função e se sintam mais motivados.

Ao seguir estas dicas na sua empresa certamente aumentará as probabilidades de reter talentos. Lembre-se de que os funcionários são o maior activo de uma empresa e que é crucial investir neles para garantir o sucesso da mesma.

Ler Mais




loading...