Cinco dicas para manter o seu carisma mesmo atrás de um ecrã

Será que o carisma diminui quando mudamos a nossa presença para uma plataforma online?

 

Para a Forbes, com a transição para a comunicação quase exclusivamente virtual, milhões de pessoas de todo o mundo estão se adaptar a uma presença digital totalmente nova. Seja numa reunião executiva, numa reunião de vendas ou apenas numa apresentação online, temos só alguns segundos para atrair o nosso público. O nosso carisma online tornou-se numa ferramenta central nesta nova era virtual.

 

  • Energia e entusiasmo

Altos níveis de energia e entusiasmo sempre foram características dos oradores mais carismáticos. Emoções positivas, expressas por essas qualidades, podem ajudar a encher o público de emoção.

Hoje, é ainda mais crítico mostrar entusiasmo – pois os nossos espectadores podem sair do ecrã num piscar de olhos. Com a transição para a comunicação virtual, perdemos o feedback espontâneo do nosso público, incluindo sorrisos, risos, acenos de concordância e muito mais. Como podemos aumentar o nosso nível de excitação sem feedback espontâneo?

Crie mentalmente suas emoções desejadas antes da reunião online, perguntando-se:

• Por que estou animado com esse tópico?
• Como a minha mensagem afectará o meu público-alvo?
• Por que vale a pena que meu público ouça a minha mensagem?

Você também pode aumentar a sua energia fazendo em alguns minutos, movimentos corporais, como saltos, alongamentos e dança, ou ouvindo uma música energética.

 

  • Eloquência

Na arena virtual, as pessoas estão menos conscientes da sua linguagem corporal e mais sintonizadas com o poder das suas ideias. É um desafio, pois todos sabemos que a linguagem corporal é uma das ferramentas mais eficazes para demonstrar confiança e carisma. Mas as regras do jogo estão a mudar e precisamos de nos adaptar. Hoje, demonstramos o carisma pelo valor de nossas ideias e palavras.

Para avaliar o poder das suas palavras, pergunte-se:

• Quão claramente eu expresso as minhas ideias?
• Quanto valor essas ideias trazem ao meu público?

Na comunicação virtual, cada minuto conta e cada palavra é essencial. Estrutura de fala, pronúncia clara, linguagem fácil de entender e qualidade do conteúdo são apenas algumas das novas regras que você deve aplicar.

 

  • Engagment 

No mundo virtual, o carisma não se baseia no charme, mas na força da conexão entre um orador e o seu público. Oradores carismáticos ajudam os ouvintes a entender e a relatar a sua mensagem. Eles não falam para os seus ouvintes –eles mantêm uma conversa. Como pode incorporar o engagment na sua presença online? Pode começar por contar histórias, fazer perguntas retóricas, introduzindo metáforas, usando adereços ou recursos visuais.

 

  • Empatia
Um dos elementos críticos do carisma online é a empatia. É a capacidade de entender a experiência de quem nos está a ouvir. Oradores carismáticos podem usar a empatia para dar aos ouvintes a sensação de que eles se importam com eles.

O contacto visual é uma das maneiras mais eficazes de projectar empatia. Pesquisas recentes mostram que o contacto visual influencia a simpatia. Ao enfatizar o contacto visual, informamos o público de que é essencial. Certifique-se de olhar directamente para a câmara. A empatia também pode ser projectada através do tom de voz, através de perguntas e partilha de sentimentos ou histórias pessoais.

 

  • Euforia

Quando sorrimos, não irradiamos apenas energia positiva, mas também inspiramos quem nos vê público a fazer o mesmo. O sorriso é contagiosos. O uso do humor é outra excelente maneira de se conectar com os ouvintes. Quando você e seu público se divertem, o resultado é duplo: a mensagem é recebida com força e você é visto como sendo mais carismático.

Ler Mais