Cinco dicas que vão ajudar a evitar conflitos nas equipas

Todas as equipas, a dada altura, enfrentam conflitos. Mas estes podem ser minimizados se os seus elementos conseguirem manter um debate saudável para promover novas ideias e estratégias. Saiba como assegurá-lo.

 

 

Actualmente, as equipas de liderança das organizações têm apostado cada vez mais no desenvolvimento e implementação de estratégias de negócio. Feitas correctamente, essas estratégias podem criar um valor significativo. Com toda essa pressão, seria de pensar que há muitos conflitos entre executivos, mas normalmente isso não acontece.

Na opinião de Bruce Eckfeldt, fundador e CEO da Eckfeldt & Associates e coach de negócios, as equipas têm feito um esforço para serem mais colaborativas e evitar conflitos, não se querendo envolver em nenhuma discussão significativa. Como resultado, questões importantes são evitadas, o que não é bom, porque as equipas precisam de um debate saudável para promover ideias e estratégias.

O CEO vai mais longe e refere: «Como treinador, o meu trabalho é ensinar às equipas como lutar de forma justa e enfrentar os problemas, respeitando e apoiando as opiniões uns dos outros, mesmo que haja discordância. Quando os conflitos são construtivos, fomentam a capacidade de uma equipa apresentar ideias e estratégias melhores e mais criativas.»

Com isto em mente, Bruce Eckfeldt partilhou com o site Inc, cinco dicas para promover o debate saudável e construtivo entre equipas.

 

1. Reafirme o relacionamento
Antes de iniciar um debate, deve começar por reafirmar o seu relacionamento com a outra pessoa e as suas intenções. Até o ego da pessoa mais confiante é frágil, por isso se começar a discordar, corre o risco de colocar a outra pessoa na defensiva.

Comece conversas difíceis com «Eu respeito a sua opinião …» ou «Quero encontrar uma solução que funcione para nós …» ou «Agradeço o trabalho que fez aqui …», em vez de começar com um ataque directo.

 

2. Não ataque
Comece o seu comentário com «Esse é um bom argumento. Tenho uma opinião diferente que gostava de partilhar …» ou «Aprecio essa perspectiva e gostaria de adicionar a minha à discussão …» Não use as palavras “mas”, “no entanto”, “não” ou “discordo”, porque podem provocar uma discussão.

Também pode usar a expressão «sim e …» Ao começar todas as respostas com essa frase, mesmo que não concorde, cria uma energia positiva e aberta que promove a discussão saudável.

 

3. Concentre-se nas questões, não nas pessoas
É importante não tornar as coisas pessoais. Se iniciar uma resposta com «Não gosto da sua ideia», vai parecer um ataque pessoal. Ao dizer «a sua ideia», não está apenas a questionar a ideia, mas também a questionar a pessoa que a propôs e isso fará com que a outra pessoa fique na defensiva.

Em vez disso, comece com «Esta ideia tem alguns desafios que eu gostava de discutir». Isto coloca-o a si e à outra pessoa do mesmo lado da mesa, a trabalhar juntos na ideia. Melhor ainda, se houver elementos da ideia de que goste, tente dizer, «Eu estava a pensar numa abordagem semelhante e estava preocupado com …». Novamente, separe a pessoa da ideia.

 

4. Esclareça o resultado desejado
Uma das melhores maneiras de evitar conflitos pessoais é concentrar-se num objectivo comum. Isso indica que, embora possa haver discordância sobre um detalhe ou caminho, as pessoas estão alinhadas em nome de um desejo comum. Use a frase «Eu sei que nós os dois queremos que este projecto termine até ao fim do ano …» ou «Todos nós queremos ter certeza de que estamos a trabalhar de forma eficiente como uma equipa …»

 

5. Faça a primeira oferta
Se nenhuma das partes se quiser comprometer, a equipa vai ficar num impasse. A falácia aqui é que a pessoa que se move primeiro pode pensar que “perde” a luta, mas não se trata de uma competição, e se a tratar dessa maneira, todos perdem.

Em vez disso, concentre-se no desenvolvimento e na apresentação de opções e estratégias para atender às necessidades da outra pessoa, mantendo também as suas próprias necessidades. Não ceda apenas para fazê-lo funcionar, mas pode ser flexível e criativo.

Todos ganham na equipa quando alguém trabalha para encontrar novas soluções. Embora nem todos os conflitos de equipa sejam fáceis de resolver, com algum foco e uma visão mais ampla, a grande maioria pode ser resolvida. De facto, ser bom a resolver conflitos difíceis é sinal de uma equipa madura e que funciona bem.

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