Cinco estratégias para competir com os “grandes” na retenção de talento

Atrair e reter novos talentos pode ser difícil para as PMEs, num mercado global e em competição com as grandes empresas. Muitas vezes isso acontece não porque não têm o mesmo orçamento ou recursos disponíveis, mas porque não existe uma estratégia para o desenvolvimento da Employee Value Proposition. 

 

Uma proposta de valor para o colaborador deverá reunir todas as razões pelas quais um candidato escolhe integrar – e permanecer – numa empresa em detrimento de outra. E com as gerações mais jovens a permanecerem numa empresa hoje em dia, em média, apenas 2,8 anos, a rotatividade de pessoas é muito maior, o que torna as estratégias para atrair e reter talentos essenciais.

De acordo com a Spring Professional, esta realidade está relacionada com o facto de, cada vez mais, os candidatos favorecem os locais de trabalho que oferecem equilíbrio entre vida pessoal e profissional, trabalhos mais flexíveis, com mais oportunidades de progressão na carreira e outros benefícios. «É preciso mais do que um grande pacote salarial para reter bons talentos», alerta-se. «De incentivos e recompensas, à cultura, valores e design de trabalho, o desenvolvimento do EVP de cada empresa vai ser essencial para competir entre os grandes na retenção de talento.»

Assim, a Spring, empresa especialista em Recursos Humanos do Grupo Adecco, identificou cinco estratégias para o desenvolvimento da employee value proposition (EVP) das pequenas e médias empresas (PMEs), com vista a ajudar a criar ou melhorar as suas propostas de valor para os colaboradores, num mercado cada vez mais competitivo:

1. Remuneração
A componente de remuneração engloba a satisfação do colaborador com o salário e recompensas adicionais, como bónus e promoções.

2. Carreira
Esta componente é constituída pelos factores que afectam o senso de estabilidade de carreira de um colaborador e as oportunidades de desenvolvimento, como formação, avaliação e feedback.

3. Benefícios
Engloba a satisfação dos colaboradores com o sistema geral de benefícios, que pode incluir folgas pagas (férias e dias de doença), seguro de saúde, reforma, flexibilidade, mensalidades e benefícios por incapacidade e seguro de vida.

4. Cultura
É composta pelos factores que contribuem para uma cultura de grande empresa. Isso inclui boas relações com gestores, colegas e líderes da empresa e alinhamento com os objectivos e valores da empresa.

5. Ambiente de trabalho
A componente do ambiente de trabalho inclui os factores que contribuem para um ambiente de trabalho positivo, de um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a vida familiar, para o reconhecimento de conquistas pessoais e um claro entendimento do papel e das responsabilidades.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
YouTube faz 15 anos: o que mudou e o que ainda vai mudar
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis