Cinco hábitos saudáveis para manter a concentração no trabalho

Todas as profissões têm picos de trabalho e nem sempre é fácil garantir o bem-estar no local de trabalho. Por muito que as organizações proporcionem boas condições e bom ambiente de promoção da saúde mental, também cabe a cada um de nós manter os níveis de motivação e concentração em alta. A Adecco Portugal aponta cinco hábitos saudáveis para estar mais focado e passar por cada dia de trabalho com mais alegria e bem-estar.

 

O dia de receber salário é sempre bem-vindo e frequentemente uma reciclagem de energia e motivação para trabalhar com mais concentração. Mas chegar ao fim do mês pode parecer uma eternidade. O que fazer para se levantar todos os dias com uma energia renovada, algo fora da rotina que o faça levantar da cama para abraçar um novo dia de trabalho? Como manter-se motivado?

É certo que há uma fatia importante de responsabilidade de cada organização em manter os seus colaboradores motivados, mas há uma quota-parte que cabe à esfera de cada profissional em manter a chama da motivação acesa, evitando cansaço, stresse e desgaste mental. É por isso que é tão importante ter pequenas coisas pelas quais ansiar todos os dias: rituais e hábitos de trabalho que enriquecem ainda mais a sua vida profissional. Embora não haja uma chave única e transversal para transformar o seu espaço mental num estímulo, há dicas que pode implementar ou inspirar-se para implementar no seu quotidiano que impactam positivamente o seu bem-estar e elevam os níveis de concentração.

Qualquer que seja o sector de actividade em que trabalha, é ideal desfrutar do que faz para viver e não apenas viver em função da remuneração que a sua posição lhe dá. Experimente estas dicas e veja se funcionam para si. Rituais pequenos e inteligentes podem ajudá-lo a obter muito mais satisfação do seu trabalho diário. E fique descansado que o dia de pagamento continuará a ser um pico de satisfação.

 

  1. Aprender línguas: uma vitamina para os profissionais com prazos previstos de picos de trabalho

Contabilistas e financeiros sabem de antemão quais os períodos de pico de trabalho. Os processos de fecho do mês, trimestre, semestre ou ano podem ser esmagadores. Se se encaixa nesta categoria de profissionais com picos de trabalho que pode antecipar, tente que o seu dia-a-dia seja menos sobrecarregado por folhas de Excel, que operações e números sejam aliviados por outras actividades que ajudem à concentração no trabalho, mas que possam enriquecer o seu portefólio de competências pessoais e dar-lhe vantagem em situações sociais.

Se está a pensar como se recompensar, considere descarregar uma aplicação “word of the day” para o seu smartphone. Este simples piscar de olho será uma grande distracção de todos os números. E se passar cinco minutos a memorizar uma nova palavra todos os dias, descobrirá que, em breve, estará a falar uma língua totalmente nova. Estabeleça objetivos e surpreenda-se.

  1. Ouvir música entre entrevistas: a doce pausa para os profissionais de Recursos Humanos

Entre entrevistar candidatos, tratar de processos de onboarding, ultrapassar a ladainha das reuniões diárias, gerir conflitos e tratar de todo o tipo de questões interpessoais, os profissionais de Recursos Humanos são um bom exemplo de funções de quem passa horas preciosas do seu dia a ouvir e a lidar com as pessoas.

Mas lidar com conflitos e conhecer novas pessoas também pode ter o seu preço. Portanto, da próxima vez que tiver um minuto para si durante um dia ocupado, por que não afinar os seus ouvidos para algo um pouco menos exigente – digamos, a música de que gosta? Há vários estudos que têm demonstrado que ouvir música de que se gosta realmente faz com que o cérebro liberte dopamina, um neurotransmissor que tem estado ligado a sentimentos agradáveis. Este é o tipo de hábito de trabalho saudável com que nos podemos recompensar no trabalho.

  1. Caminhadas: um tónico para o corpo e para a mente

Profissionais administrativos e de escritório acabam por vezes colados às suas secretárias durante quase toda a sua jornada de trabalho. Se puder faça uma pausa para se alongar, levante-se, mova o pescoço lentamente em várias direcções. É simples e faz milagres ao seu bem-estar físico e mental.

Mas não só. São conhecidos os perigos de uma jornada prolongada, sendo essencial exercitar-se durante o dia. Pode precisar de alguém no escritório para o substituir enquanto estiver fora, claro, mas as caminhadas à hora do almoço são uma ótima forma de ficar em forma, refrescar-se e adquirir um novo hábito saudável no trabalho. Além disso, os benefícios de caminhar mesmo um pouco podem ser poderosos: há dados objectivos que provam que caminhar 30 minutos três dias por semana aumenta a satisfação, o sentimento de relaxe e diminuição do stresse. Caminhar também se torna uma oportunidade para a construção de relações e redes de contactos.

  1. Alongamentos: pare, mas não totalmente!

Os profissionais dos sectores de indústria, logística ou manutenção são frequentemente sujeitos a actividade física intensa durante a sua jornada de trabalho.  É uma boa ideia descansar durante as pausas previstas, mas não significa que deva estar sentado e totalmente inactivo, o que pode levar a rigidez muscular. Prevenir as lesões e a rigidez com alongamentos de compensação é o ideal. Há diversos estudos que demonstram que é melhor esticar durante mais de cinco minutos de cada vez e variar os alongamentos que se fazem. Por que não fazê-lo nesses pequenos momentos de trabalho?

  1. Ligado todo o dia? Desligue-se e ligue-se a aplicações “felizes”

Ninguém está tão ligado todo o dia como os profissionais da tecnologia. Trabalham-se longas horas em frente dos ecrãs, por isso, quando se tem um tempo de inactividade a tendência é desligar. Mas pode não ser necessariamente a melhor opção. Há uma série de novas aplicações smartphone concebidas para cuidar da sua saúde mental: aplicações que promovem a calma e a atenção ou ajudam na meditação. Muitas destas aplicações são gratuitas. Portanto, concentre-se no seu bem-estar no trabalho e aceda a uma aplicação que lhe ensinará a manter-se calmo no trabalho… ou onde quer que se encontre.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*