Cinco marcas portuguesas entre as mais reputadas do País

Se, em 2018, apenas duas marcas portuguesas figuravam nos níveis de excelência do ranking anual Global RepScore Pulse, da Onstrategy, sobre o posicionamento e reputação de marcas em Portugal, este ano juntam-se mais três. E é portuguesa a marca que lidera o ranking.

 

 

A Delta renova a sua posição de liderança, alcançada pela primeira vez o ano passado, voltando a ser a marca mais reputada em Portugal. Também a Vista Alegre volta a constar no ranking das mais reputadas, juntando este ano mais três marcas portguesas: a Selecção Nacional de Futebol, a Mimosa e a Luso.

A nível geral, junta-se à Delta no top três a Olá e a Nestlé, que o ano passado, ocupavam as terceira e quarta posições, tendo ambas subido uma posição. Já em quarto lugar, surge a Selecção Nacional de Futebol, à frente de marcas tecnológicas e digitais como o WhatsApp e o YouTube.

O estudo Global RepScore Pulse revela também que há mais marcas a alcançarem os índices de reputação mais elevados: actualmente, são 111 as marcas portuguesas e estrangeiras que aparecem nos níveis de robustez (entre 70 e 80 pontos), para além das dez marcas que se encontram no nível de excelência (mais de 80 pontos), em comparação com as 61 marcas que constavam no primeiro eixo em 2018.

«Esta subida dos níveis de reputação justifica-se pelo facto da economia portuguesa estar num ciclo positivo, refletido pelo desempenho das marcas, e que se traduz também num crescimento do consumo», esclarece-se.

O estudo da OnStrategy mostra ainda que, entre todos os sectores analisados, o de Alimentos e Bebidas, é o que está mais bem posicionado, com cinco marcas no nível de excelência. Quanto às restantes marcas destacam-se sectores como Tecnologia, Brinquedos, Desporto e Produtos Industriais.

A maior desconfiança dos consumidores vai para o sector das Apostas Desportivas, dos Seguros e, por fim, o de Construção e Engenharia.

Para além da Delta, que lidera o setor de Alimentos e Bebidas, o estudo revela, ainda, as marcas com os níveis de reputação mais elevados nas diversas áreas. WhatsApp (Tecnologia), Vista Alegre (Bens Industriais), Seleção Nacional de Futebol (Desporto), Michelin (Automóvel), Ikea (Retalho Geral), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), L’Oréal (Bens de Grande Consumo), RFM (Media), McDonald’s (Retalho Alimentar), Pestana (Turismo e Lazer), Galp (Energia), Via Verde (Mobilidade), VISA (Cartões de Crédito), Lego (Brinquedos), Novartis (Farmacêutico), Fidelidade (Seguros), Vodafone (Telecomunicações), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais), Santa Casa (Apostas Desportivas), Santander Totta (Banca), Levi’s (Retalho Têxtil), Rolex (Bens de Luxo), TAP (Aviação), CTT (Serviços Logísticos), Vieira de Almeida (Serviços Legais e Advocacia) e, por fim, Teixeira Duarte (Construção e Engenharia) são, em 2019, líderes de reputação nas suas respetivas áreas em Portugal.

 

Veja aqui os resultados do ano passado.

Ler Mais