Cinco passos para criar uma rede de contactos de sucesso

Quer manter-se relevante e avançar na carreira? Alcançar o sucesso é um desejo comum a todos, mas não se consegue apenas sendo competente nas suas funções e produtivo. Dedique tempo à criação de uma rede de contactos diversificada, sólida e duradoura.

 

A pensar nisto mesmo, a Adecco identificou os cinco passos para um networking de sucesso. Tome nota e tire o melhor partido:

1. Seja um elemento de contacto
Não se feche no seu círculo. Cultive as relações com a sua actual rede de relacionamentos e faça um follow-up frequente, mas procure variar os seus contactos. Se for tímido, peça que lhe apresentem a outra pessoa. Desta forma, irá fortalecer a sua imagem como um elemento relevante.

2. Desenvolva a prática de escuta activa
Revele interesse no que o outro está a dizer. No entanto, isto não significa que deve ficar calado. Quando achar que chegou a altura de intervir, não tenha medo de o fazer com algumas perguntas.

3. Procure sempre formas de oferecer ajuda
Seja prestável. Os melhores networkers começam por perguntar-se: Como posso ajudar?

4. Mantenha-se atento a pessoas inteligentes e motivadas
Ajude os seus contactos desde cedo na construção da sua carreira dentro daquilo que estiver ao seu alcance. Eles são o futuro, pelo que estabelecer uma ligação desde os primeiros passos será mais fácil do que quando forem bem-sucedidos.

5. Seja fiel ao seu compromisso
Nas abordagens, lembre-se que deve oferecer uma “proposta de valor”, ou seja, um benefício mútuo. Deve conjugar as suas ambições com as necessidades daqueles com quem se relaciona.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
YouTube faz 15 anos: o que mudou e o que ainda vai mudar
Automonitor
Presidente promulga diploma sobre alteração de matrículas automóveis