Cinco pensamentos tóxicos que fazem disparar o turnover nas empresas

Se está a ter estes pensamentos, pode muito bem estar à beira de um esgotamento físico e mental, e, no limite, de entrar em burnout. Se tem colaboradores com estes pensamentos, provavelmente vai “perdê-los”. O melhor é estar atento aos sinais.

 

Sente alterações no seu padrão de sono? Tem dores de cabeça constantes? Anda extremamente ansioso e reage excessivamente por qualquer coisa? O stress relacionado com a actividade profissional é muito comum e, no limite, pode levá-lo a um estado de burnout.

De acordo com um estudo da Kronos, citado pela revista “Forbes”, que envolveu empresas com 2500 profissionais, 15% dos inquiridos queixaram-se de que o esgotamento físico e mental ligado ao exercício da profissão fez disparar em metade a taxa de rotatividade. Já um em cada cinco responsáveis de Recursos Humanos em organizações com 100 a 500 colaboradores dizem que o burnout é a causa de aproximadamente 10% do turnover.

A pensar nisso, a “Forbes” identificou cinco pensamentos tóxicos que são pistas de que está à beira de um esgotamento físico e mental ligado ao exercício da profissão. Procure evitá-los:

  1. «Sou bem pago, esta é uma boa-oportunidade e devia estar feliz.»
  2. «O mercado de trabalho é demasiado competitivo para arriscar sair.»
  3. «Algo ou alguém precisa de mim.»
  4. «Não sei como pagar as contas, por isso é melhor continuar.»
  5. «Só preciso de estar mais atento.»