CI&T: Foco nas pessoas

A CI&T é especialista em transformação digital de ponta a ponta e tem vindo a criar impacto em algumas das marcas mais valiosas a nível mundial.

 

Nascida há 27 anos no Brasil, a CI&T expandiu a sua actividade para os EUA alguns anos mais tarde (estando agora cotada em bolsa, em Nova Iorque – NYSE: CINT), posteriormente para a região da Ásia-Pacífico e, mais recentemente, para a Europa. «É, hoje, uma empresa com presença global, com mais de 6000 CI&Ters – como, carinhosamente, nos identificamos – espalhados pelo mundo, apaixonados e a respirar tecnologia e inovação diariamente», refere Miguel Malaquias Pereira, Country Manager para Portugal da CI&T.

De acordo a CI&T, à medida que a tecnologia se torna mais significativa, devemos ser mais humanos. É, por isso que o maior valor é atribuído às pessoas – as que já fazem parte e as que a CI&T quer que venham a fazer parte da sua família. Neste sentido, o Employer Branding é uma ferramenta que permite não apenas demonstrar a força da cultura da empresa, mas também unir as pessoas em seu redor, o que é particularmente importante numa empresa global.

Miguel Malaquias Pereira explica que a CI&T tem três pilares fundamentais: «o que designamos por CI&T Way, uma tríade que direcciona o nosso propósito, a nossa cultura, os nossos valores, atitudes e comportamentos: Pessoas, Aprendizagem e Impacto. Queremos ajudar a desenvolver pessoas e criar impacto relevante nos nossos clientes e nos diferentes stakeholders. Para tal, estimulamos capacidades de adaptação e aprendizagem céleres, através de um processo de tomada de decisão bastante descentralizado – que fomenta o empreendedorismo e a autonomia – e colocamos um grande foco nas pessoas e nas suas experiências. Isso reflecte-se no cuidado genuíno que existe com cada CI&Ter.»

Isto acontece «seja através de um ambiente dinâmico (com oportunidades reais para se aprender, para o desenvolvimento e para o crescimento), mas também seguro – promovemos, em todos os momentos, a diversidade e a inclusão (temos uma estrutura de grupos de acção e grupos de afinidade muito bem estabelecida), a confiança, as novas ideias, e a construção colaborativa de saberes colectivos, de modo a desbloquear o potencial e a permitir o desenvolvimento contínuo e o bem-estar das nossas pessoas; seja pela liberdade, autonomia e poder de escolha da tipologia de trabalho (remoto ou híbrido) e do percurso profissional que cada um pretende adoptar e trilhar (com ajuda e métodos que dão segurança, mas permitem experimentar e inovar, cada pessoa é dona/protagonista da sua carreira); seja, também, pela interacção e comunicação internas, pelos momentos existentes para descontrair e conviver, para parar, absorver e reflectir, e para comemorar grandes (ou pequenas) conquistas».

Estes são factores diferenciadores e muito relevantes para a CI&T: «somos realmente muito focados nas pessoas! Queremos muito que os CI&Ters continuem a sentir-se valorizados e mantenham um forte sentimento de pertença, e que continuem a ser verdadeiros embaixadores da empresa», afirma Miguel Malaquias Pereira.

 

Um novo mercado
O mercado de trabalho tem vindo a mudar bastante ao longo dos últimos anos, nomeadamente nestes de pandemia, em que flexibilidade e trabalho remoto passaram a ser incontornáveis no léxico laboral. O Country Manager da CI&T comenta que «vivemos num mundo empresarial de enorme e permanente transformação, volatilidade e incerteza. Hoje, mais do que nunca, é necessário ser capaz de gerir a ambiguidade, e para isso há que promover a agilidade e a flexibilidade, a diversidade e a autonomia, ao mesmo tempo que se incentiva a procura colaborativa e inovadora de formas de ultrapassar os obstáculos e de se atingirem objectivos partilhados. É fundamental a promoção de um ambiente positivo, muito humano, e relações de trabalho de crescimento mútuo, para que as pessoas e as equipas se mantenham motivadas e com possibilidade de vivenciar e prosseguir os seus propósitos individuais e colectivos».

Já no que diz respeito às expectativas dos jovens perante este novo mercado de trabalho, Miguel Malaquias Pereira acredita que «estão cada vez mais conscientes e exigentes quando escolhem uma empresa para trabalhar.

Cada vez mais, para além das questões financeiras, procuram empresas que lhes dêem flexibilidade (p.e., possibilidade de home office ou de trabalhar em horários diferentes do tradicional 9h-18h), que tenham um propósito e valores com os quais se identifiquem, que sejam responsáveis e sustentáveis, que promovam a diversidade e inclusão, que possibilitem momentos de partilha, desafios e oportunidades de crescimento pessoal e professional».

O responsável conclui que, ao longo da sua história, a CI&T tem procurado sempre adaptar-se e evoluir, e continuará a fazê-lo. «Temos o cuidado e preocupação constante de dialogar com os nossos CI&Ters e com o mundo que nos rodeia; de tentarmos estar sempre numa posição de escuta activa e acção rápida – desta forma, temos antecipado, até, alguns movimentos antes de serem tendências. Antes de desenvolvermos software, desenvolvemos pessoas. O nosso propósito, a nossa cultura, e o CI&T Way são aspectos que, acreditamos, constituem uma proposta de valor diferenciadora.

 

Programas
Em Portugal a CI&T está a desenvolver o seu quarto delivery center a nível mundial, com o objectivo de ajudar os clientes globais e contribuir para o crescimento da operação EMEA. Além disso, Miguel Malaquias Pereira afirma que «difundimos e disseminamos o nosso propósito, a nossa cultura, e o CI&T Way dentro da empresa, de modo a reter as nossas pessoas, mas tentamos, também, partilhá-los nas redes sociais, através da nossa presença em feiras de emprego e eventos, e da participação em programas como o UPskill (um projecto financiado pelo Governo português que visa qualificar os profissionais nacionais na área das Tecnologias Digitais), de maneira a continuar a conseguir atrair o melhor talento existente».

Na CI&T Portugal, e a título de exemplo, possibilita o trabalho remoto/híbrido; proporciona um ambiente amigável, confortável e seguro para todos; tem um grupo de acção ESG; promove a mobilidade interna; faculta aos CI&Ters acesso total à CI&T University (canal de conteúdos e formações para o desenvolvimento profissional); proporciona 25 dias de férias + dois dias à escolha, para possibilitar mais momentos de lazer; oferece seguro de saúde a todos e respectivos agregados familiares, para além de alguns benefícios mais financeiros (p.e., uma Work from Home Allowance, o pagamento de 12 meses de subsídio de alimentação e a recompensa pela consecução de objectivos individuais e corporativos através de um Programa de Remuneração Variável).

Miguel Malaquias Pereira conclui que «a CI&T Portugal tem uma equipa fantástica e somos um Great Place to Work. E queremos crescer: temos vagas abertas!».

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” publicado na edição de Abril (n.º 136) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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